Você ganhou ou perdeu nos últimos dias?

Se já é um trader experiente com consistência de resultados e está numa maré boa, parabéns…

Agora se você está na fase de aprendizado ou mesmo se opera faz tempo e esta começando agora com Tape Reading você deve tomar cuidado com alguns pontos, mesmo que estiver ganhando.

1º Saber avaliar se você ganhou por sorte ou competência:

Não é difícil perceber isso…

A melhor forma de perceber isso é analisar a quantidade de operações e se você fez dinheiro operando certo.

Se você ganhou dinheiro em apenas uma operação, não dá para avaliar se é sorte ou competência, agora se você realizou várias operações a chance de ser competência é grande…

Ninguém tem sorte em várias operações seguidas…

Outro ponto determinante é se você está operando certo… Certo aqui não tem haver com técnica e sim com coerência na gestão de risco, sem fazer “mérdios”, stopando quando tem que stopar, etc… Isso é operar certo!

Ganhar dinheiro fazendo o errado é uma das piores coisas que você pode fazer consigo mesmo (especialmente no início do seu operacional).

Você deveria se preocupar em operar certo, desde 1 lote do mini (100 ações/opções) até seu limite de lotes.

Quando você faz isso (operar certo desde o primeiro dia) você cria uma base forte para ser consistente.

2º E o segundo fator para considerar (se estiver ganhando) é onde você está ganhando? Ou melhor, em que tipo de trade?

Você tem que distinguir quais tipos de setups funcionam melhor para você em determinada condição de mercado e focar nesses setups…

É através deles que você constrói um histórico de sucesso (mesmo operando pequeno), é através deles que você cria uma base consistente, é através deles que você mantem confiança para buscar perdas e é através deles que você aumenta o lote…

Saber o que funciona e o que não funciona para você (em determinadas situações) é determinante para seu sucesso.

Agora e se você tem perdido nos últimos dias…

A primeira sugestão que eu te dou é: não se AVALIE pelo resultado dos primeiros dias ou meses.

Eles não querem dizer muito sobre seu sucesso ou fracasso como trader. Vários traders só pegam o jeito depois de muita prática.

Recentemente eu estive com o Mike Bellafiori (trader, sócio de uma Prop Firm e autor de 2 ótimos livros) e ele me disse pessoalmente que mais importante que o resultado de um trader no começo é sua vontade de ser melhor amanhã do que foram hoje.

Trading é difícil… Requer dedicação e treino em habilidades específicas!

O tempo, sozinho, não resolve esses problemas. Segundo ele o que resolve é “trabalho duro e instrução adequada…”

Portanto não se julgue pelo seu resultado, mas sim pela pertinência do seu plano e foque em corrigir sistematicamente seus erros.

Aliás, vamos falar agora justamente de erros:

A segunda recomendação para quem está “patinando” é saber distinguir onde esta errando.

Recebemos incansáveis emails de pessoas reclamando que perdem. Mas se esquecem de dizer onde perdem, porque perdem…

Você deveria distinguir se a perda surge por aspecto operacional, analítico, emocional, gerencial ou se é o fator imprevisível.

Exemplos de erros operacionais: Comprar ao invés de vender, querer comprar e ser lento, errar na digitação, errar na quantidade, etc…

Exemplos de erros analíticos: Será que era para comprar aqui… Pendurando ou agredindo? Será que era para stopar ali, pendurando ou agredindo…

Exemplos de erros emocionais: Ver que é para comprar/vender e por algum motivo travar (hesitar)… Ver que era para stopar e por algum motivo travar (hesitar).

Exemplos de erros gerenciais: Ganhar com lote pequeno e devolver com lotes grandes… Fazer médios, alongar stop sistematicamente…

Exemplos de erros impossíveis de serem evitados: Esses são aqueles erros que não dá para evitar… Você fez tudo certo, ou seja, agiu rápido, a oportunidade era coerente, o lote adequado, mas deu errado… Várias operações vão dar errado e você não pode evitá-las porque você não tem como controlar o que os demais traders vão fazer depois que você entra na sua posição.

No começo é um pouco difícil de distinguir se houve erro analítico ou se não houve, mas com o tempo e olhando as variáveis certas você vai saber onde errou!

Conclusão:

O foco não é fazer dinheiro, o foco é operar certo…

Julgue o trade (ou o dia) pela pertinência do plano e não pelo resultado!

 

Quer ir além? Clique aqui para participar da Versão Intensiva do Curso de Introdução ao Tape Reading.

Te espero lá. Grande abraço e Atitude Vencedora!
André Antunes

 

Botão Voltar ao topo