VIÉS

É uma inclinação ou tendência a ter uma perspectiva parcial em detrimento de outras alternativas, que inclusive também poderiam ser válidas.

Existem vários tipos de vieses, entretanto, vamos focar em sua aplicação em finanças, especialmente nos vieses dos traders sobre direção de preços. Quer ver um exemplo?

Quando você olha para um determinado ativo (ou para o gráfico deste ativo) e afirma para si mesmo: “vai subir” você está com viés de alta, ou com predisposição a achar que vai subir.

Basicamente, o trader cria viés por duas razões: A primeira delas é um embasamento concreto gerando uma opinião coerente sobre a realidade ou sobre a possível direção dos preços. E a segunda e mais comum entre traders de varejo é simplesmente ”achar” alguma coisa e “casar” com esse pensamento.

Repare que ambos são vieses, porém, são bem diferentes. No primeiro, existe um embasamento ou uma relação de causalidade concreta entre as variáveis consideradas na análise e os preços. Não significa que este tipo de análise é infalível, mas certamente te deixa numa condição mais favorável do que simplesmente “achar”.

Já no segundo exemplo, onde o trader simplesmente “acha” baseado em experiências passadas ou tomando por base variáveis que não têm nenhum fundamento, ele comete um erro que vai custar caro para seu ego. Não há nada mais dolorido do que uma expectativa frustrada e quanto mais seu “achismo” gerar expectativa, mais o mercado irá te frustrar.

A melhor condição operacional de um day trader price taker, ou seja, cujo lote não tem poder de influenciar a história, é manter a cabeça aberta para ler o que o mercado está dizendo, com o mínimo de viés. Obviamente é uma tarefa desafiadora, já que faz parte dos humanos tentar adivinhar o que vai acontecer baseado em suas crenças. As expectativas são as crenças projetadas uma vez que só projetamos algo que julgamos ter vivido.

Dessa forma, o mais correto é alinhar suas crenças às realidades do mercado e passar a ter uma relação mais neutra com o mercado, buscando entender o que ele está dizendo e não buscando encontrar o que você procura ou o que o seu viés te induz a procurar.

Por exemplo, se você acordar achando que o mercado vai subir, você está com viés. Até ai sem problemas desde que você mantenha a mente aberta e saiba reconhecer fatos contrários ao seu viés. Sua situação complica se esse “achômetro” for sem fundamento ou ainda se for embasado por variáveis que não possuem causalidade com o preço. Nesse dia, você tende a buscar somente fatos que confirme seu viés de alta e tende a desconsiderar qualquer fato que negue seu viés.

Ter viés, por si só não é ruim, entretanto é saudável que você mantenha a mente aberta aos novos fatos.

A grande sacada é saber o que olhar no mercado e quais são os fatos que merecem destaque. Essa é a grande vantagem do tape reading, uma vez que as variáveis são objetivas e possuem causalidade real com preço mantendo a mente naturalmente alinhada ao fluxo dos mercados.

 

Quer conhecer outros Jargões utilizados pelos traders profissionais?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo e receba gratuitamente um exemplar do Ebook “Jargões do Trader”.
Faça o Download do Ebook Gratuito Agora!