TRADERS DE SUCESSO: RICHARD DENNIS

Small Caps
O QUE SÃO SMALL CAPS
5 de novembro de 2019
ETF
O QUE É ETF?
7 de novembro de 2019
TRADERS DE SUCESSO: RICHARD DENNIS

Richard Dennis é, até hoje, considerado por muitos uma lenda viva do Trading. Isso se deve não só aos resultados surpreendentes obtidos no mercado, mas também devido ao sucesso de uma iniciativa que ele empreendeu nos anos 80 chamada de “turtle traders”, a qual se baseava na convicção de Dennis de que grandes traders são fabricados mediante árduo treinamento, sem a necessidade de nascer com um dom especial. Com o projeto Turtle traders, Dennis recrutou e treinou pessoalmente diversas pessoas com zero experiência no mercado e as transformou em traders de alta proficiência.

            Você deve estar curioso para saber qual seria esse método capaz de tornar um completo leigo em um trader vitorioso no mercado, mas mais importante do que saber o método em si, são as lições e os princípios seguidos por Dennis, extraídos de sua vasta experiência como Trader. Então vamos a eles:

Os Turtle Traders

            No inícios dos anos 80, Dennis já havia obtido um sucesso enorme no mundo do trading e começava a ficar famoso como um dos maiores traders de commodities no mercado futuro dos EUA, após tornar um capital inicial de cerca de 5.000 dólares em mais de 100 milhões ao longo dos anos.

            Com todos esses ganhos, Dennis e seu sócio, William Eckhardt, costumavam discutir sobre as razões de seu sucesso. Enquanto Eckhardt acreditava que um trader de sucesso nascia com um dom especial para o mercado, Dennis tinha uma convicção firme de que, com determinação e treinamento adequado, qualquer um poderia se tornar um trader bem-sucedido, independentemente de ter ou não talento.

            Com isso, surgem os Turtle traders, um projeto de Dennis cujo objetivo era provar que Eckhardt estava errado. Esse projeto se baseava em encontrar pessoas sem nenhuma experiência no mercado, ensinar as “regras de trading” de Dennis e treiná-las para que fossem capazes de executá-las na prática. A confiança de Dennis era tão grande, que até mesmo o capital para operar seria fornecido por ele próprio, ou seja, caso fracassasse em pegar completos iniciantes e torná-los traders profissionais, ele perderia seu próprio dinheiro. E tudo isso em apenas 2 semanas.

            A inspiração para o nome veio de uma fazenda de criação de tartarugas que Dennis visitou em Cingapura, meses antes de formatar esse projeto. A ideia central era de que ele poderia “criar” traders vitoriosos do zero, tão rápido quanto os fazendeiros de tartaruga poderiam criar e fazer os filhotes crescerem.

           Para encontrar pessoas dispostas a passar pelo processo, Dennis fez um anúncio no Wall Street Journal, ao qual milhares de pessoas se candidataram, mas apenas 14 foram selecionadas.

Os resultados

            As duas classes de traders treinadas pessoalmente por Dennis ganharam mais de 175 milhões de dólares em conjunto em apenas 5 anos. Lembre-se que essas eram pessoas sem nenhuma experiência prévia no mercado.

            Algumas das regras de trading mais importantes de Dennis, que foram cruciais na obtenção desse resultado, foram:

         – Preste atenção na formação dos preços no mercado e ignore as informações de comentaristas econômicos, jornais e televisão.

        – Tenha um plano claro de saída de cada trade, assim como você tem um plano de entrada. Saiba quando realizar os lucros, bem como quando aceitar o prejuízo e sair da posição antes que ele cresça ainda mais.

        – Nunca arrisque mais do que 2% do seu capital total em qualquer trade

       – Se você quer obter grandes retornos, é preciso aprender a ficar confortável, mesmo quando sua conta estiver negativa em larga medida.