PRICE MAKER

É o player cuja atuação tem o poder de fazer os preços trocarem devido ao tamanho do lote que operam. O conceito de price maker é um conceito subjetivo e usado por poucas pessoas, porém, seu entendimento contribui para um raciocínio coerente e alinhado à realidade do mercado.

Price Maker é todo e qualquer player que possuiu lotes maiores do que a própria fila em cada nível de preço. Obviamente que nós mesmos, em algumas raras situações e especialmente em mercados de volatilidade, ficamos com um lote maior do que a fila em cada nível de preço. Mas a definição de price maker é possuir sistematicamente um lote maior do que os lotes somados da fila em um nível de preço.

São estes players os responsáveis por fazer o mercado andar já que, dependendo do tamanho do lote, a própria decisão de comprar/vender já faz o mercado subir/cair bastante.

Nós pessoas físicas costumamos ser price takers, ou seja, tomamos o preço como dado. Nossa decisão de comprar ou vender não influencia a história, pois consumimos pouca liquidez das ordens na tela.

Ser player price maker ou price taker não é necessariamente uma escolha. São vários fatores que diferem os players. Lembre-se sempre de que o mercado é composto por players com tamanhos diferentes, operando por razões diferentes, com prazos diferentes e com estratégias diferentes.

 

Quer conhecer outros Jargões utilizados pelos traders profissionais?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo e receba gratuitamente um exemplar do Ebook “Jargões do Trader”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo