PRECISO SABER MATEMÁTICA PARA OPERAR?

Especulação financeira
O QUE É ESPECULAÇÃO FINANCEIRA?
1 de outubro de 2019
Aluguel de ações
O QUE É ALUGUEL DE AÇÕES?
3 de outubro de 2019
Preciso saber matemática para operar

Quando falamos em mercado financeiro, a primeira coisa que vem à cabeça de qualquer pessoa são números: cotação de ações, balanços patrimoniais, demonstrativo financeiro, dividendos, cálculos de retornos percentuais sobre o capital, entre outros múltiplos que compõem o universo financeiro. Essa é uma associação natural para a mente de qualquer pessoa, já que o mercado financeiro lida com ativos intangíveis, ou seja, ativos que não são físicos, e a única maneira de trazer um grau mínimo de tangibilidade para esses ativos é através dos números.

           Diante desse cenário, é comum que muitos traders iniciantes, ou mesmo aspirantes a trader, fiquem com dúvida sobre a necessidade de saber matemática para operar de modo eficiente.

Qual o papel da matemática no trading?

           É claro que ter um talento com a matemática e uma intuição natural para os números sempre irá ajudar em tudo o que diga respeito ao mercado financeiro. De fato, podemos citar inúmeros gênios da matemática que “se encontraram” no mercado financeiro e fizeram grandes fortunas operando. Entre eles, podemos citar o famoso James Simmons, matemático profissional que desenvolveu um método de análise complexa, criou um fundo de hedge, e acumulou uma fortuna de 15 bilhões de dólares aplicando seu complexo sistema matemático de análise de mercado.

            Mas calma, você não precisa ter esse grande talento com a matemática para ter sucesso como trader. É necessário, sim, fazer algumas contas e ter pelo menos uma habilidade mínima com números, mas nada que não possa ser resolvido com dedicação e uma boa calculadora do lado.

            Se você é um scalper operando com uma plataforma rápida e eficiente, na maioria das vezes tudo que você precisará saber para realizar ou não uma operação é se o preço que aparece na tela é maior ou menor do que aquele em que você iniciou o trade, sem que sejam necessários maiores cálculos no calor do momento.

            Para montar a sua estratégia, incluindo stop loss, stop gain, cálculos de retorno médio após deduzidas as taxas de corretagem e outros custos aplicáveis, algumas contas serão necessárias, mas você poderá fazer isso com calma e sempre contando com uma boa calculadora como aliada.

O que você NÃO precisa

            A matemática sempre irá te ajudar, mas você não precisa ficar preocupado se não for um gênio matemático. Você não precisa elaborar sistemas matemáticos complexos, fazer cálculos atuarias, análise combinatória, sistemas dinâmicos e nenhum desses outros nomes que assustam quem não se identifica com a área de exatas. Pelo menos, não no método que ensinamos aqui na Scalper. No que diz respeito à matemática, um scalper precisa apenas de uma boa noção de operações básicas e cautela na montagem de sua estratégia de trading.

            Se você quer começar a entender melhor esse método, não deixe de se inscrever no nosso Workshop gratuito Formação de Trader.