No mês de março/2019, a Comissão de Valores Mobiliários solicitou a dois pesquisadores da FGV um estudo em que foi demonstrado que aproximadamente 90% das pessoas que atuaram no mercado como day traders, operando minicontratos entre 2013 e 2015, acabaram desistindo de seguir com essa atividade. Além disso, menos de 1% dos que estiveram ativos em mais de 300 pregões conseguiu um lucro médio diário acima de R$ 300,00.
Essa é a realidade a ser enfrentada por quem escolhe viver de trade. Por conta desses números expressivos, algumas mídias declararam ser um verdadeiro mito a possiblidade de viver de day trade. Contudo, é preciso fazer algumas reflexões e ir além da estatística na hora de decidir ou não seguir este caminho.
Não vou aqui falar das vantagens e recompensas que um trader consegue ao atingir a consistência. Isso todos conhecem e alguns até exploram de forma indevida o sucesso que o trading proporciona. Minha intenção é apenas colaborar para que você tome uma decisão consciente.
Primeiramente, quero lhe falar de um outro estudo feito nos mercado americano comparando a remuneração da hora de trabalho do trader com profissionais de outras áreas. Essa pesquisa mostrou que o trader é a terceira melhor profissão em termos de remuneração por hora trabalhada, ficando atrás apenas de artistas e esportistas.
Agora te pergunto: qual é a estatística a ser enfrentada por aqueles que almejam ser artista ou esportista de sucesso? Não sei ao certo, mas arrisco dizer que é bem menos que 10%.
Sendo assim, por tudo que o trading é capaz de trazer para a vida de uma pessoa (alta remuneração, mais tempo, qualidade de vida, transformação comportamental etc.), acredito que os 10% de traders consistentes já é muito!
Quando esse estudo foi divulgado pela grande mídia, choveram pronunciamentos de diferentes fontes criticando e questionando viabilidade do day trade. Certamente, quem estava em dúvida se devia ou não continuar perseguindo esse objetivo cogitou desistir.
Para mim, esse estudo revela duas vertentes: a primeira e mais óbvia é que realmente não será tarefa fácil. Já a segunda não é qualquer pessoa que enxerga, ouso dizer que só os destinados a vencer na vida é que pararam para pensar: de que é sim possível, afinal 10% consegue. E se alguém consegue, qualquer um consegue, desde que siga o mesmo caminho.
Foi o que fiz quando decidi largar a TI e me desenvolver como trader. Eu era o responsável por assegurar toda a infraestrutura eletrônica da corretora que abrigava a maioria dos traders autônomos de sucesso. Eu via que era possível dar certo nesta atividade, pois acompanhava o dia a dia dessas pessoas. E via também que era sim possível romper o padrão de trabalhar das 09h00 às 18h00, ganhando muito mais que um CEO de uma grande empresa.
Quando surgiu a oportunidade de entrar nesse mundo, eu não pensei duas vezes. Aliás, eu não entrei, eu mergulhei de cabeça nesse universo. E a primeira grande decisão que tomei foi aprender o Tape Reading, justamente porque sabia que esse era o método de leitura de mercado utilizado pelos traders vencedores.
Nos últimos anos, graças à experiência de anos desenvolvendo conteúdo e cursos educacionais sobre o mercado financeiro, eu e minha equipe acumulamos experiência para fornecer um passo a passo a quem almeja ser trader.
O primeiro degrau dessa escala passa pelo aprendizado dos fundamentos, isto é, da base sólida, sobre a qual se desenvolve toda atividade especulativa do mercado financeiro. Depois disso, é preciso se aprofundar no estudo dos players e como eles interagem no mercado, analisando os diferentes impactos que eles causam nesse meio. Lembre-se: para sua operação dar certo, é preciso que alguém continue disposto a agredir os próximos níveis de preço de sua entrada. É por isso que o estudo da forma como os demais players atuam no mercado é tão importante. Se focar apenas em estratégia, não há como dar certo no mercado.
Dito isso, o maior erro que nós, aspirantes a trader, fazemos é focar apenas em uma parte do aprendizado. Alguns sabem toda a teoria, mas negligenciam a prática. Outros partem logo para a prática, mas esquecem de formar a base sólida que lhes dará condições de entender o que, de fato, está acontecendo na tela. No trading não há meio termo: é preciso que você dê atenção tanto para a teoria, quanto à prática, pois só assim você chegará ao objetivo final, a consistência.
Como mentor, sempre me cobrei e ainda me cobro para que os meus alunos consigam se desenvolver. Não economizo recursos e esforços, pois essa é a minha missão. Hoje, depois de ver muitos desses alunos conquistando seu espaço no mercado, tenho convicção que estou no caminho certo. De minha parte, fornecerei o conteúdo e as ferramentas necessárias, para que você consiga desenvolver a teoria e a prática que nossa profissão exige.
Contudo, o terceiro e último elemento dependerá unicamente de você. É a sua vontade e disposição em aplicar satisfatoriamente o conteúdo ensinado que o fará vencer no trading. Por mais que eu te motive, este terceiro é de sua inteira responsabilidade.
Portanto, jogue a muleta fora e deixe de desculpas. 90% ficam pelo caminho? Sim, ficam. Mas esses você deve ignorar. Preste atenção nos 10% que deram certo, pois são eles os exemplos a serem seguidos. No mercado há espaço para todos e ao seguir o caminho de quem venceu, certamente você conquistará o seu.
Grande Abraço e Atitude Vencedora Sempre!
André Antunes
Será que é possível mesmo viver com os ganhos obtidos no day trade? Para onde devo direcionar minha atenção, caso almeje o sucesso no trading?
No artigo de hoje, farei algumas considerações a respeito do estudo encomendado pela CVM, que mostrou que apenas 10% dos traders efetivamente conseguiram obter ganhos consistentes no day trade.
E fique certo que fiquei muito surpreso com esses números, pois para mim 10% é muito!
Além disso, se estiver em dúvida se deve ou não seguir por esse caminho, trarei algumas reflexões para que você tome a decisão mais coerente possível.
Portanto, sem mais demora, clique agora mesmo no link abaixo e confira o artigo de hoje.
Grande Abraço e Atitude Vencedora!
André Antunes