PONTA

É o termo que usamos para indicar a corretora através da qual determinado player ou grupo de players está atuando.

Como é de conhecimento público, todos os players devem enviar ordens através de corretoras. Os critérios de escolha das corretoras são diferentes para cada grupo de players. Por exemplo, uma pessoa física varejo nem sempre vai considerar os mesmos critérios de seleção de corretoras que um HFT usa, ou ainda que um tesoureiro de banco usa. Critérios como relacionamento com o broker, selos, dentre outros são determinantes na escolha da corretora por um player de maior porte.

Para nós, que operamos através da análise de Fluxo de Ordens, saber as “pontas” através das quais os principais grupos de players atuam, é fator determinante. Cada grupo de player descrito anteriormente costuma operar por determinadas corretoras ou “pontas”.

Um player (especialmente sendo um grande agente do mercado) costuma operar por diversas pontas e não apenas por uma corretora. Isso disfarça seu fluxo e deixa menos evidente sua posição.

Em casos específicos, é possível, ainda, identificar a atuação de um player em especial pelas pontas que costuma operar.

Obviamente, os players trocam as pontas com frequência e esse é um conceito importante, mas que poucas pessoas percebem. Mais importante do que identificar as pontas, é entender a forma de atuação dos players.

 

Quer conhecer outros Jargões utilizados pelos traders profissionais?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo e receba gratuitamente um exemplar do Ebook “Jargões do Trader”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo