O QUE SÃO AÇÕES BLUE CHIP?

Como investir 10 mil reais
COMO INVESTIR 10 MIL REAIS?
1 de novembro de 2019
Small Caps
O QUE SÃO SMALL CAPS
5 de novembro de 2019
ações blue chips

Ações Blue Chip são ações de empresas com negócios sólidos, que possuem um risco relativamente baixo no seu mercado de atuação, resultando em uma cotação menos volátil no mercado financeiro. Isto porque se tratam de empresas com altíssimo capital e situação bastante estável.

Além disso, os dividendos dessas empresas costumam ter valores maiores e tornam-se crescentes com o passar do tempo, juntamente com a apreciação constante do seu capital, sendo, em geral, uma boa opção para investidores. Para traders, as blue chips também podem ser interessantes por oferecerem alta liquidez, um dos elementos mais importantes para operar qualquer ativo.

Entretanto, como é que se descobre que uma ação é considerada uma Blue Chip? Vale lembrar que esse é um termo mais informal, ou seja, não foi criado pela Bovespa ou qualquer Bolsa Valores, mas sim pelos próprios investidores. Logo, você jamais encontrará um certificado de blue chip.

Sendo assim, ações blue chip são reconhecidas quando notamos as seguintes características:

  • Trazem bons dividendos.
  • Também possuem alta liquidez das ações.
  • Empresas com boa governança.
  • Muito tempo no mercado, sem crises.
  • Alto valor de mercado.

Como encontrar uma ação Blue Chip

Primeiramente, é interessante procurar pelas ações mais negociadas na Bolsa. Às vezes, é até mesmo interessante olhar para o IBOV, que é o índice BOVESPA. Provavelmente, as Blue Chips farão parte desse índice. Mas para não ter erro, é interessante olhar para as empresas mais bem estabilizadas no mercado.

Grandes empresas, como a Coca-Cola, são apostas visivelmente interessantes para serem consideradas Blue Chips. Porém, você pode encontrar alguns problemas com empresas que podem estar envolvidas com capital misto, como é o caso da Petrobras, que embora sempre tenha sido considerada uma Blue Chip, sofreu bastante com os acontecimentos revelados na operação Lava Jato.

Outro caso bastante comum para se considerar é a possibilidade de inovação na área tecnológica. Afinal de contas, uma empresa pode ter seus principais produtos transformados em obsoletos da noite para o dia, como, por exemplo, foi o caso da Kodak, uma gigante da fotografia que parecia ter um reino inabalável, mas que sumiu do dia para a noite por conta das câmeras digitais.

Conclusão

       As Blue Chips são uma das melhores opções para traders que querem operar ações, devido a sua altíssima liquidez. Entretanto, elas não são blindadas contra falhas. Pode ser que, eventualmente, a empresa passe por uma situação de instabilidade ou um problema atípico que derrubem o valor de suas ações, gerando um quadro de altíssima volatilidade. Esse quadro pode acabar trazendo mais risco para o trader, ainda mais se ele só tiver operado essas ações em momentos de maior estabilidade e menor variação de preços.

        É o que aconteceu, por exemplo, com a já citada Petrobras, cujas ações apresentaram, em 2015 e 2016, um grau de volatilidade jamais visto antes devido à incerteza quanto ao seu futuro, por conta dos escândalos de corrupção amplamente divulgados pela mídia. Inclusive, já tivemos a oportunidade de falar um pouco mais dessa situação da Petrobras, que você pode checar aqui:

Como operar PETR4?