O QUE É O EFEITO MANADA NO MERCADO FINANCEIRO?

Bruce Kovner
TRADERS DE SUCESSO: BRUCE KOVNER
21 de novembro de 2019
taxa selic
O QUE É TAXA SELIC?
23 de novembro de 2019
Efeito manada

A Psicologia é uma das partes mais importantes da formação de um trader. Embora nós possamos achar que estamos sendo autênticos, é muito comum seguirmos o fluxo da multidão sem perceber e no mercado, essa realidade não é diferente!

Vamos lá, imagine a seguinte situação: você está andando em uma rua quando, do nada, uma grande quantidade de pessoas vira a esquina à sua frente correndo e gritando desesperadas em uma direção contrária à sua. Você iria continuar o mesmo caminho, sem nenhum tipo de desconfiança?

“Efeito manada” é mais ou menos isso: você toma uma decisão por impulso, simplesmente porque outros estão tomando.

Afinal de contas, o que é o Efeito Manada?

Dando uma abordagem mais técnica, o efeito manada é basicamente uma atitude de cunho subconsciente. Assim, uma ação é guiada simplesmente pelo fato de que muitas pessoas estão tomando uma determinada decisão. O indivíduo entende aquilo como um sinal de perigo ou de vantagem e acaba agindo sem medir as consequências, totalmente desprovido de fundamentos lógicos.

Agora vamos a um exemplo mais prático para uma situação de mercado: digamos que, por exemplo, exista um rumor de que determinada empresa esteja à beira da falência.

Assim que alguns investidores ouviram os rumores, prontamente venderam suas ações antes que elas desvalorizassem. Em seguida, outros percebem a movimentação estranha e mesmo sem ter ouvido nada sobre o rumor, acabam por também vender as suas com medo de algo acontecer.

O resultado é que uma hora o valor das ações começará a despencar e muitos venderão só para não ter prejuízos maiores, sendo que, no fim das contas, pode até nem ser verdade aquele rumor inicial.

O efeito manada é uma das partes mais visíveis e presentes no que chamamos de especulação. As ações da Taurus, fabricante de armas nacionais, tiveram um aumento impressionante em seus valores do dia para a noite. Tudo começou quando se pensou que a liberação de armas seria algo certo nos primeiros meses de 2019, logo após as eleições presidenciais do ano passado.

Mas com a notícia de que não seria um processo tão rápido e que a marca perderia o monopólio, rapidamente os valores caíram pela metade.

O grande problema do efeito manada

Esse efeito funciona como uma espécie de “roleta-russa” do mercado. Um efeito manada pode te deixar rico ou com um grande prejuízo.

Mas o grande problema disso tudo é que esse é um efeito falso, uma espécie de bolha que não se sustenta. Ganhar sem saber por que ganhou é quase tão ruim quanto perder, pois em algum momento a sorte estará do seu lado e você amargará fortes prejuízos.

Nesse sentido, o trader experiente deve ser treinado para ignorar o efeito manada e tomar suas decisões com base em fundamentos lógicos e racionais, através de sua estratégia de trading. É claro que, na prática, isso é muito mais fácil de ser dito do que feito. Afinal, somos também feitos de emoção, e em muitos momentos a tentação de agir por impulso será quase incontrolável.

Por isso, é fundamental que você aprenda a identificar os primeiros sinais de que está se afastando do seu modo habitual de operar (mais racional e lógico), e deixando se levar por percepções criadas por entusiasmo em excesso. Quando isso começar a acontecer, apenas feche a tela e pare de operar. Não tente brigar com um instinto programado ao longo de milhões de anos de evolução biológica, pois certamente você perderá.