O que é Mercado Futuro?

Derivativos
O QUE SÃO DERIVATIVOS?
14 de outubro de 2019
commodities
O QUE SÃO COMMODITIES?
16 de outubro de 2019
mercado futuro

Com tantas possibilidades de operar, é comum ficar um pouco perdido de vez em quando. Afinal de contas, estamos falando de um mercado que está crescendo de forma exponencial por conta da tecnologia digital. Entretanto, antes que os computadores chegassem, a economia de mercado já existia e hoje podemos encarar várias modalidades de renda, entre elas o Mercado Futuro. Mas o que é o Mercado Futuro?

O que é Mercado Futuro?

O mercado futuro é um mercado voltado à negociação futura de ativos. Para o trader, esta é uma opção de operação bastante volátil. Algo que é excelente para pessoas que buscam variações grandes durante o dia. Porém, a sua criação não foi inteiramente visando ao especulador, ou trader. A ideia inicial era a de que apenas os fornecedores (chamados hedgers) pudessem ganhar através de uma operação mais segura.

Não é que o hedger ganhe algo, mas ele se protege de grandes perdas. Vou te dar um exemplo: um produtor agrícola está com medo de perder o preço de sua safra, então ele cria um contrato derivativo em cima da sua colheita. Este contrato possui um prazo de vencimento, no caso, o dia da colheita, e seu valor vai se basear na especulação do preço no dia em que ele foi lançado.

Assim, se houver algum problema ou queda nos preços, o comerciante não irá perder nada. O mesmo pode acontecer com um dono de empresa que queira importar um produto, mas que só vá pagar em alguns meses. Ele possui o dinheiro para investir, entretanto, está com medo de que o valor do dólar (ou qualquer moeda que esteja atrelada ao produto) suba de maneira inesperada, fazendo ele assumir uma dívida maior que a prevista.

Este tipo de mercado garante segurança para o produtor, mas isso possui um preço. Os possíveis lucros extras não serão percebidos por ele. Ou seja, o valor recebido será o valor do contrato, mesmo que a expectativa se mostre muito mais otimista do que o esperado. E é aí que os day traders entram para fazer seus lucros.

Como lucrar com o mercado futuro?

A variação de preços não acontece exatamente em valores reais, mas em pontos, como ocorre, por exemplo, com o mini dólar e o mini índice, os dois ativos mais populares para operar day trade no mercado futuro.

No caso do mini dólar, a variação é de meio em meio ponto. No mini índice é de cinco em cinco. Este tipo de operação também requer uma margem de garantia para a corretora, já que você está operando valores muito maiores do que o dinheiro disponível em sua conta.

Basicamente, o sistema aqui funciona como uma espécie de valor caução. Mas se a desvalorização for muito maior do que a margem, é preciso pagar a diferença.

O trader então irá especular tendo como base a expectativa de valorização do ativo acima do preço fixado no contrato (para posições long, ou compradas), ou com base na expectativa de desvalorização do preço do ativo em relação ao fixado (no caso de posições short, ou vendidas).