O QUE É A PSICOLOGIA DO TRADING E POR QUE ELA É ESSENCIAL?

O que é um Scalper
O QUE É UM SCALPER?
19 de agosto de 2019
EM QUANTO TEMPO POSSO ME TORNAR UM TRADER?
21 de agosto de 2019

O            Podemos definir a psicologia do trading como o estado mental indispensável ao trader para que ele domine a si mesmo, seus impulsos, medos e comportamentos em geral, para que desenvolva, assim, a disciplina necessária para alcançar a alta performance no day trade.

            Para quem está tendo os primeiros contatos com o mercado financeiro, ainda pode parecer que o mais importante é o conhecimento técnico de como ele funciona. Embora seja extremamente importante conhecer os fundamentos de mercado, como ele se movimenta e o que desencadeia essas movimentações, a verdadeira razão para a falta de consistência a longo prazo no trading é a ausência de preparo emocional do trader. Por isso que é tão comum encontrarmos histórias de traders que iniciam na profissão e até conseguem obter resultados interessantes, para depois perderem tudo nos meses seguintes. Talvez você mesmo seja uma dessas pessoas e acabou vindo parar aqui na Scalper em busca de algum insight para operar de forma mais eficiente.

            Tirando os casos puramente aleatórios, como, por exemplo, quando o trader pega um excelente momento do mercado e, por pura ilusão, atribui o sucesso que obteve à sua própria competência, é no mínimo curioso entender por que alguém que conseguiu operar de maneira vencedora durante algum tempo acaba perdendo tudo meses depois. A razão, na imensa maioria das vezes, é que o trader não se preocupou em desenvolver a mentalidade adequada para operar de modo vencedor e consistente a longo prazo.

Quando esse for o caso, fatalmente em algum momento ele acaba cometendo um erro que o faz quebrar, seja perseguindo uma perda por questões puramente emocionais e egocêntricas, tentando vencer sua “revanche” para/com o mercado (a chamada espiral negativa), seja por “casar” com uma operação errada, ou ainda qualquer um dos erros clássicos de traders que ainda não completaram a curva de aprendizado.

Mas como faço para desenvolver meu estado mental como trader?

            Sabendo que a atitude mental correta é indispensável para o sucesso no trading, você provavelmente deve estar se perguntando agora: “tudo bem, mas como eu posso atingir esse estágio mental?”

            O primeiro passo é aprender a identificar os seus estados emocionais e reagir adequadamente a eles. É muito comum, por exemplo, que iniciantes no mercado encarem o trading quase como um jogo de cassino. Por exemplo, enxergar a possibilidade de obter altos ganhos em cima daquela quantidade infinita de números surgindo segundo a segundo na tela faz o trader ignorar os riscos envolvidos e, por um instante, experimentar a mesma sensação de um jogo de azar. E isso não ocorre somente com iniciantes: até traders mais experientes podem agir da mesma forma, ainda que inconscientemente.

            Portanto, trazer a consciência e o poder de observação para os seus próprios mecanismos cerebrais é de fundamental importância para conseguir blindar a mente contra esses impulsos, que muitas vezes surgem de modo quase imperceptível. Como uma pequena semente, os impulsos acabam resultando em uma série decisões errôneas, trades de baixa qualidade, raiva e frustração, sentimentos que, por sua vez, conduzem o trader a mais decisões equivocadas, gerando um ciclo vicioso avassalador que pode “zerar” a conta de qualquer operador em velocidade recorde.

            É claro que os mecanismos usuais do trader, como o stop loss, servem muitas vezes para protegê-lo de si mesmo, evitando que o estado emocional abalado por uma perda significativa o faça tomar decisões cada vez piores. Entretanto, você não pode esquecer que se o seu emocional for fortemente corrompido após uma série de perdas negativas, o sentimento de raiva e de querer “descontar no mercado” pode fazê-lo agir impulsivamente, passando por cima do seu stop diário e continuando a operar, fato este que, obviamente, só aumentará suas perdas.

            Para se proteger contra os efeitos devastadores desse estado mental alterado, só há uma solução e ela sempre funciona: caso você perceba o seu nível de raiva e frustração aumentando rapidamente e, com ele, o revanchismo contra o mercado, PARE DE OPERAR IMEDIATAMENTE. Somente assim você fará a espiral negativa parar de latejar na sua cabeça e voltará a ter controle sobre as suas atitudes.

            O desafio do gerenciamento do estado emocional é uma constante na vida do trader. Em geral, o trader começa a obter melhores resultados a partir do momento que aprende a identificar e a reagir adequadamente às mudanças em seu estado emocional, mas mesmo traders experientes podem, muitas vezes, tomar decisões impensadas no calor do momento. Por isso é tão importante jamais perder de vista o seu desenvolvimento mental e manter atitudes positivas enquanto opera.

Grande Abraço e Atitude Vencedora Sempre!
André Antunes

E se você tem interesse em conhecer mais, recomendo que Matricule-se agora mesmo no Programa Gratuito Formação de Trader

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NA FORMAÇÃO DE TRADER