O QUE É A ESPIRAL NEGATIVA E COMO AMENIZAR SEUS EFEITOS

Suporte e resistência no day trade
POR QUE ALGUNS ROMPIMENTOS NÃO FUNCIONAM?
29 de junho de 2019
COMO NÃO CASAR COM UMA OPERAÇÃO NO DAY TRADE
1 de julho de 2019

Olá, eu sou o André Antunes e o artigo de hoje abordará um assunto muito importante para nós traders: a espiral negativa.

Como este é um assunto que gera muita demanda entre os traders e é muitas vezes abordado de forma equivocada, acredito que a melhor forma de explicá-lo seja partindo de um exemplo, para então trabalhar o conceito e as melhores práticas para sair o mais rápido possível do estado gerado pela espiral negativa.

Sendo assim, imagine a seguinte situação: um certo trader vem operando bem, já acumulando um ganho financeiro. Falta muito pouco para bater a meta do dia e ele está ali, aguardando ANSIOSAMENTE a próxima oportunidade do mercado. Ele então repara em um possível movimento e clica sem pensar muito. Como estava próximo de atingir a meta, ver o financeiro voltando para trás gera uma pequena frustração e o trader acaba stopando em um preço um pouco pior que inicialmente planejado. A partir daí, por ter voltado para trás e amargar um prejuízo maior que o previsto, agora ele sente que o mercado lhe deve algo. Ele se compromete com o resultado e passa a considerar decisões e operações que normalmente não realizaria.

Pare um pouco e reflita sobre toda a situação descrita. Ela lhe parece familiar? Caso a resposta seja afirmativa, como você acha que esse trader encerrará o dia?

Provavelmente, o prejuízo que ele experimentará será duas ou três vezes maior que seu stop diário. Não há exagero algum na projeção que fiz. Falo por experiência própria, pois já aconteceu comigo.

A situação descrita é exatamente o que acontece com quem entra na espiral negativa.

A espiral negativa começa no sentimento de revanche com o mercado

Por já ter entrado em espiral negativa e ter acompanhado diversos outros traders, tenho segurança para falar que ela não surge naqueles dias onde já começamos perdendo. Ela aparece em dias que estamos operando bem, já estamos próximos da meta, mas por ansiedade ou precipitação, cometemos um erro bobo que nos leva a entrar em um estado emocional revanchista para com o mercado.

A partir daquele instante, nós paramos de ler o mercado e deixamos de operar bem. A espiral negativa nasce justamente em uma situação na qual não queríamos nos encontrar, mas que tem potencial de comprometer todas as nossas atitudes diante do mercado.

Esse sentimento de revanche é a raiz de todo o problema. E estaria mentindo ao dizer que há um jeito de evitá-lo. Somos seres humanos e temos emoções. É impossível apagá-las do nosso corpo. Por isso, afirmo desde já que espiral negativa não se elimina, mas sim se administra.

Nesse sentido, o fundamental é reduzir ao máximo o tempo de exposição a este estado emocional. O primeiro passo é saber de antemão quais os sinais da espiral negativa. Os mais comuns são: reclamar do mercado, querer que ele suba/caia, querer que apareça uma operação rapidamente, considerar trades que normalmente você não faria, bater na mesa ou na cadeira em que está sentado etc. 

Se você não tomar uma atitude já neste primeiro momento, os próximos passos serão: preço “médio”, dobrar o lote e fazer trades sem sentido. 

Entendi, André. Identifiquei que estou na espiral negativa. O que eu faço agora?

Interrompa o estado emocional saindo da tela

Apesar de simples, esse é o melhor caminho para interromper o ciclo da espiral negativa: SAIA DA TELA!

Esse simples ato acaba inibindo a atuação do sentimento de revanche em relação ao mercado, porque você se desliga de toda a carga emocional que ele carrega.

A sensação que surge é a de você retomar o controle sobre si mesmo. Você passa a focar novamente no que é melhor para o seu operacional, tirando a pressão do comprometimento com o resultado (ou seja, você neutraliza a cobrança de buscar uma perda, de recuperar o que perdeu ou de ter de fechar positivo).

Sair da tela equivale a uma limpeza mental, para novamente se colocar em um estado que te faça fluir com o mercado. Não fique preocupado com o número de oportunidades que possa perder durante esse período longe do monitor. Estatisticamente, tomar decisões sob efeito da espiral negativa gera resultados muito piores do que ficando de fora do mercado.

Grande Abraço e Atitude Vencedora Sempre!
André Antunes

E se você tem interesse em conhecer mais, recomendo que Matricule-se agora mesmo no Programa Gratuito Formação de Trader

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NA FORMAÇÃO DE TRADER