MÁXIMA

Indica o maior preço negociado naquele ativo em determinado dia ou em determinado período. As máximas, ou mínimas geralmente são as áreas onde são traçados os níveis de preços denominados resistências.

Há alguns critérios para definir resistência e especialmente a relevância da resistência. Entre esses critérios se destaca o grau de rejeição na região da máxima, ou seja, o quão rápido o mercado retornou depois que fez a máxima, indicando a presença de vendedores no patamar de preço. Também é determinante a quantidade de lotes/contratos negociados na região da máxima e quanto maior a negociação mais relevante é a faixa. Outro fator importante, mas não decisivo, é a quantidade de vezes que respeitou a máxima ou a faixa de preços da máxima.

Apesar deste último não ser fator decisivo para determinar uma resistência, quando a faixa de preços é respeitada mais de uma vez, as chances de uma boa operação num eventual rompimento, são muito grandes.

Obviamente, existem outros critérios que definem uma resistência ou um suporte, entretanto, como estamos falando de máxima, esses são os principais critérios que discriminam se uma máxima é ou não uma resistência.

 

Quer conhecer outros Jargões utilizados pelos traders profissionais?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo e receba gratuitamente um exemplar do Ebook “Jargões do Trader“.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo