Fluxo de Ordens – Primeira Informação que você deve Olhar

A primeira coisa que você tem que estar ciente quando começa a entrar para esse mundo de Analise de Fluxo de Ordens (Tape Reading) é que existem 2 Fluxos de Ordens:

1º São as Ordens Limitadas (que são enviadas para o Book de Ofertas e ficam aguardando execução) e ordens canceladas.

E 2º – Ordens a Mercado que são enviadas e automaticamente agridem ordens que estavam no Book de Ofertas.

O primeiro fluxo de ordens mostra o que chamamos de intenção do mercado, enquanto o fluxo de ordens agredidas mostra um fato (ou um negócio) já realizado.

Qual você acha que é mais importante?

Pergunta complicada né? Na verdade você deveria olhar os 2 e é por isso que em nossa tela existe necessariamente Book de Ofertas (mostra todas as ordens limitadas e também os cancelamentos) e Times&Trades (mostra todos negócios executados).

Só com o Book de Ofertas você não tem dimensão do que está saindo de negócios e só com o Times&Trades você pode perder algumas indicações boas.

Agora, é fato que de uns anos para cá, especialmente depois que os mercados se tornaram 100% eletrônicos, grande parte das ordens no Book de Ofertas são mentirosas.

Muitos lotes grandes são blefes e os players grandes que realmente querem comprar, ou agridem o mercado em diversos níveis de preço ou dividem seu lote em várias ordens limitadas pequenas e esperam ser executados para minimizar o impacto no preço.

Então posso olhar só a agressão, André?

Eu diria que apesar do fluxo de agressão ter maior causalidade com preço, o ideal é olhar ambos, porque em alguns cenários a conjunção do que entra e sai do Book junto com as ordens agredidas é o que dá a sensibilidade…

 

O que você deve Olhar no Fluxo de Ordens

Imagine uma opção (poderia ser qualquer ativo) no exemplo abaixo:

book-20

Como os preços podem ir de 0,20 (preço atual) para 0,30, por exemplo?

Você concorda que para isso acontecer, primeiro deve vir alguém (ou um conjunto de players) e agredir todos os 211.100 lotes na venda a 0,21, depois agredir todos os 566.100 lotes a 0,22, depois agredir todos os 398.300 lotes a 0,23 e por aí vai até 0,30, concorda?

O preço só abre espaço para subir quando acaba a liquidez num determinado nível de preço e a vontade/necessidade de continuar comprando mais lotes motiva os players a comprarem num nível de preço acima.

Concorda que se acabar a venda a 0,21 e você quiser comprar, ou você fica pagando 0,21 e espera um vendedor te agredir ou você aceita pagar a 0,22?

É exatamente isso que olhamos!

Nós olhamos o tamanho dos lotes agredidos e a velocidade com que as agressões ocorrem, porque isso dá sensibilidade da urgência dos players em montar a posição.

Quanto maiores os lotes e quanto mais rápido os players agredirem o próximo nível de preço, mais indícios de que existe price maker atuando…

Você vai perceber com seus próprios olhos que existem movimentos em que o mercado sobe/cai sem agressões significativas e tem movimentos em que o mercado sobe/cai com muita agressão e também vai perceber que a duração desses movimentos costuma ser proporcional ao nível de agressão!

Se alguém tivesse me dado essa explicação quando eu comecei eu tenho certeza de que teria evoluído 10 vezes mais rápido, justamente por estar fundamentando minhas decisões em cima de uma variável que realmente tem poder de influenciar o preço.

Agora, você já tem informações mais que suficientes para começar a colocar a sua leitura de mercado em prática…

Se tiver qualquer dificuldade em montar uma tela operacional, por favor, verifique esta aula do Curso Gratuito de Introdução ao Day Trade.

E para finalizar, estou muito feliz de você ter lido tudo até aqui. Demonstra que está empenhado em achar o seu melhor e isso nos motiva muito.

É raro encontrar pessoas com a mesma paixão sobre mercado e quando isso acontece, nós temos que incentivar ao máximo.

Então é isso… espero que você esteja mais preparado para o workshop de 09/10.

Grande Abraço e Atitude Vencedora!

André Hanna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo