Traders de sucesso: Ed Seykota

Como funciona o mercado financeiro
Como funciona o mercado financeiro?
10 de outubro de 2019
Derivativos
O QUE SÃO DERIVATIVOS?
14 de outubro de 2019
Ed Seykota

A jornada do trading é árdua e a passagem para a consistência, extremamente estreita. Tendo isso em mente, é sempre importante conhecer e aprender com aqueles traders que conseguiram obter resultados excepcionais no mercado, de modo sistemático, ao longo de décadas.

            Um desses traders é o famoso Ed Seykota, considerado uma lenda viva do trading. Embora seu mercado de atuação tenha sido principalmente o americano, suas lições de trading podem se aplicar a qualquer operação em bolsa, incluindo a Bovespa.

História

            Ed Seykota nasceu na Holanda em 1946, mas se mudou pouco tempo depois com sua família para os EUA. Na década de 1970, começa a sua carreira em uma corretora, onde desenvolveu um sistema automatizado de trading voltado para operações no mercado futuro. Mais tarde, devido a desentendimento com a gerência da corretora, resolveu sair e seguir seu próprio caminho no trade, operando o capital de alguns clientes.

            A partir daquele momento, a sua genialidade para o trading começou a se mostrar. Seykota conseguiu um retorno de quase 250.000% ao longo de 16 anos – entre 1972 e 1988 – para um de seus clientes, que havia começado com ele com um capital de apenas U$ 5.000 dólares. O mais impressionante é que esse retorno teria sido ainda maior – na casa dos milhões de retorno percentual – não fosse por diversas retiradas feitas pelo cliente ao longo dos anos.

            Uma grande parte do sucesso de Ed Seykota pode ser atribuído, segundo ele próprio, a um conjunto de regras, ou princípios, de trading que ele segue fielmente há décadas.

Portanto, vamos a elas.

As 5 regras fundamentais de trading de Ed Seykota.

1.  Corte as perdas rápido

            Essa é uma regra básica muito conhecida por traders, mas que muitas vezes não é seguida na prática de modo disciplinado. Desde a década de 70, Seykota já tinha percebido que controlar o volume de perdas é a parte mais importante de toda a sua estratégia.

            Seu principal trabalho como trader é proteger seu capital. Ganhar dinheiro vem em segundo lugar. A razão para isso é muito simples: Sem capital você não pode continuar operando. Além disso, cada perda que se torna significativa tende a criar um efeito psicológico em você, alimentando emoções negativas e fazendo você se afundar em mais e mais perdas. Esse efeito é chamado de Espiral negativa, e já tivemos a oportunidade de falar sobre ele anteriormente aqui no blog.  

2.  Prolongue os trades vencedores

            Do mesmo modo que cortar suas perdas rapidamente é fundamental para o sucesso a longo prazo, saber aproveitar o potencial máximo dos trades vencedores também é uma peça essencial. Como nem todo trade trará um retorno líquido positivo, é necessário que os trades vencedores deem um retorno grande o suficiente para pagar pelos trades perdedores e ainda oferecer um retorno interessante.

3. Mantenha as apostas relativamente pequenas 

            A terceira regra tem a ver com gestão de risco, mas talvez em um nível ainda mais rígido do que o que você esteja acostumado. Ed fala para nunca arriscar mais do que 1% em do total da sua conta em qualquer trade, e nunca ter uma conta voltada para especulação que valha mais do que 10% do seu patrimônio líquido total. Desse modo, mesmo perdas grandes serão relativamente tranquilas de lidar, mantendo você no estado mental adequado para operar com eficiência.

4. Siga as sua regras de trading sem questionar

            Uma vez que você tenha montado a sua estratégia de trading, é importante seguir essa estratégia à risca, independentemente do que venha a sua cabeça no momento de operar. Essa disciplina para seguir as regras da sua estratégia é necessária porque um ambiente de alta pressão e emoções à flor da pele como o trading favorecem a tomada de decisões erradas, as quais você jamais tomaria se tivesse melhor tempo para refletir. Por isso, seguir cegamente a estratégia previamente montada acaba operando a seu favor.

            O momento de consertar o que quer que seja na sua estratégia é quando você estiver fora da tela, com calma e após analisar o feedback mais objetivo dos resultados produzidos até então, e não em meio ao turbilhão do mercado.

5. Saiba quando quebrar as regras

             Essa quinta regra pode parecer totalmente contraditória, dado o que acabamos de falar. Mas o que Ed está se referindo aqui vale somente para traders com vasta experiência de mercado e que saibam a hora certa de seguir a intuição em lugar da regra previamente estabelecida. Caso você seja iniciante, ignore esta quinta regra.