Google

Como saber se mercado vai subir ou cair

por

Não sei se você já se pegou tentando adivinhar se o mercado vai subir ou cair?

Por exemplo, a maior parte das pessoas estava achando que o dólar iria para 5 reais e de repente ele veio pra 3,60 reais. Dependendo de quanto tempo você esteja no mercado, já deve ter percebido o quão frustrante, pra não dizer impossível, é acertar com consistência para onde o mercado vai, seja, ação, opção, índice… seja o fechamento do dia, ou até as próximas horas.

Você deve estar se perguntando porque a maior parte das nossas previsões não dá certo?

Porque o futuro não está escrito. Pra simplificar, os players sempre levam em conta toda informação disponível até aquele momento. Mas, assim que chega uma informação nova, eles reavaliam. Essas informações novas chegam todos dias e em todos os ativos. Na época atual, isso fica mais fácil de perceber porque os eventos são bem notáveis e expressivos.

Durante minha fase de transição de analista para operador, eu havia desenvolvido esse mindset de tentar projetar, estimar, e exercitar a predição. Só comecei a mudar esse pensamento depois que eu li um conceito no Livro do Mark Douglas, em que ele falava:

“Para você ganhar dinheiro, não precisa adivinhar para onde o mercado vai, basta se manter disponível e esperar o sinal do mercado. Se colocar numa condição mental de aceitar o fluxo dos mercados como se estivesse sendo levado pela correnteza, esperando ele dar um sinal operacional”. 

Em outras palavras é sair do seu timing e entrar no timing do mercado. Sabe quando você se pega frustrado com o mercado, porque queria que ele subisse e ele cai? Você não está no fluxo do mercado, porque está brigando com uma força que não tem como controlar. E pior, às vezes essa força era uma oportunidade e você não aproveitou.

O que devo fazer para fluir com o fluxo do mercado?

Uma das coisas que me ajudou muito a fluir com o mercado foi a análise de fluxo das ordens. Quando você passa a balizar a sua leitura de mercado por quanto estão agredindo na compra ou na venda, tem sua mente alinhada a cada nível de preço, ou seja toda hora você tem uma avaliação. Quando eu tentava, por exemplo, comprar em um padrão, mirando alguns pontos de dólar, eu tinha só avaliação da entrada, mas entre a entrada e o objetivo ou stop, eu não lia o mercado. Se ele fosse a meu favor eu ficava feliz e se fosse contra ficava frustrado.

Minha dica é começar a se policiar! Se está tentando adivinhar para onde o mercado vai, está frustrado com as operações que não cumpriram suas expectativas, pare e lembre-se desse artigo.

Se você está interessado em expandir esse jeito de olhar o mercado e melhorar os seus resultados,  recomendo que participe do nosso Treinamento Gratuito de Tape Reading. É só se inscrever no link abaixo:

curso-gratuito

Atitude Vencedora!
André Hanna

A Scalper Trader acredita que é possível ter lucros consistentes no Day Trade. Assim, nós acreditamos que ao difundir conhecimento e habilidades específicas, estamos colaborando com o desenvolvimento dos traders.

Deixe seu comentário aqui