COMO OPERAR PETR4?

opções de ações
O QUE SÃO OPÇÕES DE AÇÕES?
24 de setembro de 2019
melhor simulador de day trade
QUAL O MELHOR SIMULADOR PARA DAY TRADE?
26 de setembro de 2019

A Petrobrás é uma das maiores empresas presentes na Bolsa de Valores brasileira, com um valor de mercado na casa dos 11 dígitos, se mantendo em geral acima de R$ 300 bilhões. Com esse volume de capitalização, nada mais natural que suas ações sejam uma das principais escolhas para os traders, devido, principalmente, ao seu alto grau de liquidez.

            Entretanto, alguns cuidados precisam ser tomados para operar esse ativo, já que sua altíssima volatilidade – especialmente nos últimos anos após os escândalos de corrupção – é capaz de fazer até mesmo traders experientes perderem dinheiro. Vamos tentar explorar algumas dicas práticas para que você saiba como operar PETR4 da melhor maneira possível.

O que escolher: PETR3 ou PETR4?

            A primeira questão a definir é sobre qual das ações da Petrobrás operar: há ações ordinárias (PETR3) e preferenciais (PETR4). Em geral, a regra básica é sempre escolher as ações emitidas com maior liquidez, que geralmente serão as ações preferenciais por concederem benefícios e prioridades na distribuição de dividendos, remuneração esta bastante procurada pelos investidores. No caso das ações da Petrobrás, entretanto, esse fator não faria tanta diferença em um primeiro momento, em função da imensa capitalização da empresa, que torna qualquer uma de suas ações bastante líquida. Além disso, vale lembrar que a Petrobrás tem tido dificuldades para pagar dividendos desde 2014, o que diminui a demanda pelas ações preferenciais, tirando um pouco de sua liquidez.

            Entretanto, como liquidez nunca é demais e o day trade só pode subsistir de modo consistente em ativos com alto volume de negociação, de fato, é preferível escolher a PETR4 para operar.

Como operar PETR4 sem quebrar?

            Agora vem o ponto mais importante: como operar PETR4 de modo lucrativo e consistente, sem quebrar a conta? Como já falamos, as ações da Petrobras vêm apresentando um nível de volatilidade fora do comum há vários anos, especialmente em função de todos os fatores políticos que certamente você já conhece, e não cabe aqui nos estendermos sobre eles.

            A volatilidade é uma faca de dois gumes para o trader. Ao mesmo tempo que abre a porta para excelentes oportunidades de ganhos, também pode te tirar do jogo em muito pouco tempo e, infelizmente, muitos traders não sabem lidar com essa volatilidade em excesso, muito mais por uma falta de disciplina do que por falta de conhecimento.

            São vários os operadores que vêm perdendo bastante dinheiro tentando operar PETR4, o que leva a recomendar alguns cuidados extras.

Para operar PETR4, o seu stop loss precisa ser um pouco maior, haja vista que com o nível de volatilidade da ação, um stop muito curto pode acabar fazendo com que você entre em sucessivas operações perdedoras, apenas porque o trade não andou de imediato a favor da sua operação. Quando as ações estão voláteis, é natural que haja uma maior divergência de opinião entre os players, o que inevitavelmente gera um “balanço” maior no mercado. Este “balanço” faz o preço voltar alguns centavos contra a sua posição, antes de deslanchar e ganhar força na direção em que você inicialmente imaginava.

            Um outro fator peculiar da PETR4, pelo menos para quem quer fazer day trade, é que as suas movimentações positivas no dia a dia tendem a ser de menor escala que as movimentações negativas. Por isso, é necessário que o seu stop gain seja um pouco mais curto, ou você corre o risco de reter demais a posição e entregar de volta para o mercado o lucro potencial que estava prestes a ser realizado. 

           No longo prazo, essa tendência se inverte e os movimentos positivos tendem a ser significativamente maiores, especialmente ao longo do último ano. Portanto, se você pretende operar PETR4 através de uma estratégia de Swing trade, pode fazer mais sentido utilizar a tática inversa: um stop loss mais curto e um stop gain um pouco mais longo.