COMO INVESTIR 10 MIL REAIS?

Como-trabalhar-no-mercado-financeiro
COMO TRABALHAR NO MERCADO FINANCEIRO?
31 de outubro de 2019
blue chips
O QUE SÃO AÇÕES BLUE CHIP?
4 de novembro de 2019
Como investir 10 mil reais

Para quem nunca investiu seu dinheiro antes, uma série de dúvidas podem surgir, tais como:

  • Qual o melhor lugar para investir meu dinheiro?
  • Que tipo de rentabilidade posso esperar?
  • Investir não é muito arriscado?

            Por isso, preparamos esse artigo para servir como um guia para você que precisa saber a melhor forma de investir 10 mil reais.

Qual o melhor lugar para investir 10 mil reais?

           Quando falamos em aplicar o seu dinheiro, podemos dividir os meios para tal em dois grandes grupos: A renda fixa e a renda variável. Renda fixa, como o próprio nome diz, se refere a investimentos com uma rentabilidade pré-fixada, que não varia ao longo do tempo, de modo que você já sabe exatamente quanto o seu dinheiro irá render antes de aplicá-lo. O exemplo mais comum de renda fixa é o CDB, que você pode fazer no seu banco mesmo.

           A renda variável, por outro lado, engloba os investimentos que envolvem risco, ou seja, cuja rentabilidade pode variar drasticamente de caso a caso, podendo inclusive ser negativa, resultando em perda do capital. O exemplo mais comum de renda variável é a Bolsa de valores.

          Como a taxa Selic vem caindo vertiginosamente nos últimos meses, o rendimento da renda fixa – que tem como base essa taxa – tem se tornado cada vez menos significativo. Assim, para quem busca começar a investir e espera obter uma rentabilidade considerável, a renda variável acaba sendo a melhor opção.

Como aplicar seu dinheiro na Bolsa?

                Embora o público em geral se refira a qualquer atividade na bolsa de valores como investimento, é preciso fazer uma distinção entre duas formas de aplicar o seu dinheiro na bolsa: O investimento propriamente dito e o trading.

              Investimento é o nome que se dá à atividade de selecionar empresas sólidas, com bons fundamentos econômicos, visando se tornar sócio delas a longo prazo, muitas vezes por décadas a fio. Essa forma de aplicar seu dinheiro em bolsa pode render ótimos resultados se feita da maneira correta e se você tiver paciência para aguardar por vários anos até que os juros compostos façam o seu trabalho.

            Já o que chamamos de trading é o ato de negociar com as ações, especulando para obter a maior diferença possível na forma de lucro entre sucessivas compras e vendas. Podemos dividir o trading em: day trade, quando as operações se iniciam e se encerram no mesmo dia, swing trade, para operações de dias, semanas ou alguns meses e position trading, para operações de prazo bem mais longo, levando pelo menos alguns anos.

           Particularmente, consideramos que o trading é o melhor meio para se obter uma rentabilidade acima da média, especialmente para quem não tem paciência de ficar 20, 30 ou 40 anos investindo até alcançar a riqueza. Por outro lado, também é preciso alertar que o trading necessariamente envolve um grau de risco maior, e é fácil quebrar a sua conta na corretora se você não souber exatamente o que está fazendo. Felizmente, saber o que está fazendo no mercado é relativamente fácil: Basta se inscrever no nosso curso gratuito de formação de traders clicando no botão abaixo (LINK ABAIXO).