Como funciona o mercado financeiro?

Ibovespa
O que é o Ibovespa?
9 de outubro de 2019
Ed Seykota
Traders de sucesso: Ed Seykota
11 de outubro de 2019
mercado financeiro

Pensando em investir no mercado financeiro, mas ainda não possui conhecimento sobre a área? Fique tranquilo, pois neste artigo iremos falar sobre como funciona o mercado financeiro e oferecer a base que você precisa para dar os seus primeiros passos.

            O mercado financeiro é, resumidamente, um mercado centralizado para a negociação de ativos financeiros, como valores mobiliários (ações, opções, títulos), câmbio (moedas estrangeiras) e mercadorias ou commodities (ouro, produtos agrícolas etc.), no qual atuam diversas instituições visando a facilitar a negociação entre seus diversos participantes.

            A principal função do mercado financeiro, além de facilitação a negociação, é a criação de um mecanismo de preço unificado para os ativos ali negociados. Para ficar mais fácil, pense em como você faria para investir em ações, por exemplo, caso não houvesse uma bolsa de valores. Você teria que, primeiro, encontrar possíveis acionistas da empresa na qual você pretende investir, depois negociar um preço com ele e, possivelmente, ter de fazer uma nova pesquisa com outros acionistas para saber se o preço oferecido está dentro do que é normalmente esperado naquele mercado. Com a vantagem de um mercado centralizado de bolsa, ainda mais no século XXI, as coisas ficam exponencialmente mais fáceis: Tudo o que você tem de fazer é abrir o Home Broker e enviar a sua ordem de compra.

            Outra função de um mercado centralizado é a maior proteção que pode ser conferida ao pequeno investidor, o que é feito, no Brasil, através da regulação de órgãos como a CVM (Comissão de valores mobiliários), a própria Bovespa, entre outros.

Como ganhar dinheiro com o mercado financeiro?

            Agora que você já sabe o que é e como funciona o mercado financeiro, vamos falar dos principais meios que você possui para ganhar dinheiro nesse mercado: aplicação em fundos de investimento, investimento ativo e trading.

            A bolsa de valores tende a ser o melhor tipo de investimento a longo prazo, apresentando retornos consistentemente maiores do que a renda fixa, por isso seria pouco inteligente não se aproveitar desse fato para construir o seu patrimônio.

Por outro lado, se você não tem tempo ou paciência para aprender sobre o mercado financeiro, talvez a melhor opção para se aproveitar dele mesmo assim seja aplicar seu dinheiro em um bom fundo de investimento.

Não é tão difícil achar fundos de investimento com retornos consistentes na casa dos 10-12% ao ano, o que, considerando a composição dos retornos ano após ano, já é significativamente melhor do que o retorno médio da renda fixa.

            Se você esta mais disposto a despender tempo para aprender a investir por conta própria, ser o gestor do seu próprio dinheiro pode ser uma melhor opção. A única desvantagem aqui é que, assim como no caso anterior, o prazo para obter retornos expressivos que realmente possam te enriquecer será bastante expressivo. O investimento é uma atividade que requer, acima de tudo, consistência nos aportes e bastante paciência para esperar a composição operar a sua mágica ao longo dos anos.

            Por fim, temos a última opção, o Trading, que de longe é a que oferece a possibilidade de retornos mais rápidos, mas onde também você pode sofrer perdas avassaladoras e até ir à falência em um curto espaço de tempo, caso não possua o preparo necessário.

            Talvez o principal diferencial do trading enquanto forma de ganhar dinheiro no mercado financeiro seja que ele te permite ter uma profissão totalmente voltada para o mercado. Enquanto as outras duas opções requerem que você possua um emprego que te provenha um salário que permita não só fazer frente ao seu custo de vida, mas também realizar aportes constantes no mercado. O trading pode ser simultaneamente o seu meio de vida mês após mês como também o seu plano para construção de patrimônio a longo prazo, o que é possibilitado pelos resultados expressivamente maiores que são possíveis com o trade.

            Para que isso possa começar a ser uma realidade para você, não deixe de conferir nosso workshop gratuito Formação de traders, onde vamos te formar um trader, mesmo que você não saiba nada sobre o mercado, em apenas 4 semanas. Clique no botão abaixo e confira.