COMO ESCOLHER UM BOM CURSO DE MERCADO FINANCEIRO?

Paul Tudor Jones
TRADERS DE SUCESSO: PAUL TUDOR JONES
25 de outubro de 2019
Como-escolher-uma-profissão
COMO ESCOLHER UMA PROFISSÃO?
30 de outubro de 2019
Como-escolher-um-bom-curso-de-mercado-financeiro

Se você busca aprender sobre o mercado financeiro e começar a aplicar o seu dinheiro em bolsa de valores, pode ser difícil buscar um curso que realmente valha a pena. Muitas vezes, os cursos de mercado financeiro que se encontra por aí baseiam-se em uma mistura de promessas irreais de enriquecimento instantâneo com métodos ultrapassados que necessariamente te colocam atrás no jogo do mercado, como, por exemplo, operar com base exclusivamente em análise técnica.

            Mas se a maior parte dos cursos de mercado financeiro deixam a desejar, então como você pode aprender sobre a bolsa de valores? Como saber se um determinado curso é bom? Quais são os pontos indispensáveis de um bom curso que se proponha a ensinar sobre o mercado financeiro?

            Essa resposta, para ser dada com absoluta certeza, necessita de uma análise específica de cada curso, mas vamos falar nesse artigo de dois bons sinais que podem ser utilizados para que você saiba, de cara, se o curso em questão vale a pena ou não.

Vivência de mercado

            Infelizmente, é muito comum encontrar cursos de pessoas que têm como fonte prioritária de renda exatamente a venda de cursos sobre mercado financeiro ao invés do mercado em si. Nesse contexto, é possível encontrar pessoas com apenas 2, 3 ou 6 meses de bolsa querendo ensinar um suposto método infalível para investir. Por isso, é importante checar as fontes para saber se quem está te vendendo o curso realmente sabe do que está falando, e um trabalho diligente nesse sentido irá lhe revelar muitas surpresas.

Exequibilidade do curso

            De nada adianta um curso que funcione muito bem em teoria, mas que não tenha aplicação prática para o trader médio. Há dezenas de formas diferentes de operar: análise técnica, tape reading, análise macro, por correlação etc., e todas elas funcionam em teoria, pois se baseiam em fundamentos lógicos, entretanto, nem todas podem ser viáveis para o iniciante no mercado financeiro que busca, antes de tudo, não quebrar, para então conseguir ter um ganho consistente operando. Operar exclusivamente por análise técnica, por exemplo, te faz “comer poeira”, pois você está olhando para o passado e esperando que ele se repita da mesma forma no futuro. A análise macro, por outro lado, requer um consumo constante de informações econômicas para uma tomada de decisão fundamentada, algo que nem sempre será viável para o iniciante, ainda mais quando ele compete na outra ponta com bancos e gestoras enormes com um batalhão de analistas a seu dispor para realizar pesquisas de mercado.

            Portanto, um curso que se baseie apenas nesses métodos, embora em tese funcione, pode não ser viável para você, de acordo com a sua situação e peculiaridades específicas. Mas o que tende a ser mais executável para quem está iniciando no mercado, então? Bom, para nós a resposta é, sem dúvida, o Tape Reading.

            Esse método é o centro de toda a nossa experiência de mais de 10 anos operando e, ao contrário de muitos outros métodos disponíveis por aí, ser um iniciante ou não ter acesso às mesmas informações que os grandes players do mercado – os grandes bancos, corretoras e gestoras – não é um handicap, mas sim uma vantagem, já que o Tape Reading se baseia exatamente na ideia de aproveitar o maior conhecimento desses players e segui-los para obter trades com alta probabilidade de sucesso, chegando a uma taxa de acertos que muitas vezes supera os 80%.

            Para começar a operar da maneira correta e parar de ficar atrás de cursos de baixa qualidade, confira nosso curso Formação de Traders. O seu risco é zero, pois o curso é gratuito, basta clicar no botão abaixo e se inscrever (LINK ABAIXO).