COMO ENRIQUECER NA BOLSA DE VALORES?

venda a descoberto
O QUE É VENDA A DESCOBERTO? VALE A PENA?
10 de setembro de 2019
Como ganhar dinheiro
COMO GANHAR DINHEIRO COM TRADE?
12 de setembro de 2019

A Bolsa de Valores, em geral, é vista de forma bastante maniqueísta pelo público comum, que não faz parte do universo dos investimentos. Por um lado, existem aqueles completamente avessos ao risco e que acreditam que a Bolsa não passa de um cassino e, com isso, acabam perdendo a oportunidade de multiplicar seu patrimônio no mercado financeiro. Na outra ponta, existem os que acreditam que o “jogo” da Bolsa é fácil e que podem enriquecer em poucos meses, expondo o suado capital que no mercado sem nenhum gerenciamento de risco.

            Em algum ponto entre esses dois extremos, há aqueles que sabem que a Bolsa de Valores tem os seus riscos e que sem a orientação adequada, podem acabar perdendo todo o dinheiro aplicado, mas que, por outro lado, têm também a consciência de que, de fato, muitos ficam ricos atuando no mercado financeiro. Para essas pessoas, a pergunta mais frequente é: como enriquecer na Bolsa de Valores?

Dois caminhos para a riqueza na Bolsa De Valores          

            Há, de forma geral, dois caminhos que podemos citar que levam uma pessoa a enriquecer na Bolsa de Valores. Um é o do investimento, e o outro, o Trading. Vamos ver as vantagens de cada um:

           Investimento – No investimento você utiliza o seu dinheiro em empresas com bons fundamentos econômicos no intuito de se tornar sócio a longo prazo. Para isso, o principal método usado é a análise fundamentalista, através da qual você faz uma análise profunda acerca de diversos fatores a respeito da empresa, dentre os quais a sua capacidade de continuar crescendo, a competição existente no mercado em que atua, barreiras a entrada de novos competidores – seja por regulação estatal ou por vantagens inerentes à empresa, como direitos de propriedade intelectual, patentes, desenho industrial etc. –, os seus números passados – como o crescimento das vendas e dos lucros ao longo dos últimos anos –, a competência do seu time executivo, entre outros fatores que podem fazer parte desse tipo de análise, até que se chegue à conclusão de que vale ou não a pena investir em uma determinada empresa.

           É interessante notar que o investimento é um caminho para a riqueza que exige, acima de tudo, paciência, pois leva bastante tempo para você construir um patrimônio considerável. Estamos falando aqui de 20, 30 anos ou até mais.

            É claro que se você tem a possibilidade de fazer aportes mensais mais significativos, esse tempo será encurtado. Mas em geral, você precisará de um prazo de pelo menos alguns anos, até que esse tipo de atuação na Bolsa de Valores comece a surtir efeito.

             O Trading – No Trading, você busca única e exclusivamente ganhar dinheiro com a especulação de ações ou outros ativos, não interessando se a empresa é ou não boa para se tornar sócio. A única coisa que importa é a presença ou não de volatilidade no valor de sua cotação, tornando possível a especulação em cima dessas constantes movimentações de preço.

            Podemos dividir o Trading em Day Trading e Swing Trading. O primeiro se baseia em operações de curtíssimo prazo, que começam e terminam no mesmo dia, enquanto o segundo se baseia em operações mais alongadas, podendo durar de alguns dias até algumas semanas.

            No trading, as possibilidades de ganho costumam ser bem maiores do que nos investimentos, porém o risco também é maior. Sempre que contraímos o tempo de uma operação, o seu risco aumenta, pois o número de incertezas é bem maior. Por outro lado, isso também significa que podemos aproveitar um número mais elevado de oportunidades, aumentando potencialmente o retorno das operações, especialmente no Day Trade.

            De fato, há day traders que conseguem operando em um mês o que um investidor leva um ano inteiro para conseguir. Entretanto, eles são a minoria. Isso porque muitos que começam no day trade o fazem com a mentalidade de enriquecer rapidamente e não investem o tempo prévio necessário para lapidar suas habilidades de negociação, até que estejam verdadeiramente preparados para trabalhar com o seu dinheiro na Bolsa.

E o resultado disso acaba sendo, muitas vezes, a perda de todo o capital acumulado em pouquíssimo tempo.

Qual caminho devo seguir para enriquecer na Bolsa?

            Apesar do risco envolvido, o day trade é com certeza o caminho mais rápido para enriquecer na Bolsa de Valores. Para que isso se torne uma realidade para você, porém, é necessário passar por um processo adequado de formação de traders, que dura, no mínimo, 6 meses, supondo que você possua acesso ao conteúdo e ferramenta adequados. Caso você queira dar os seus primeiros passos nesse sentido, não deixe de fazer parte do nosso curso gratuito de “Formação de Traders”, destinado especificamente a tornar qualquer pessoa, independentemente da experiência que possua, em um trader consistente no mercado.