Gerenciamento de Risco aplicado ao Tape Reading | Aula 9 | CITR

RESUMO:

Como material complementar dessa aula eu gostaria de fazer uma distinção:

Gerenciamento de Risco X Tamanho de Posição

Gerenciamento de Risco está mais para relação risco retorno de cada trade enquanto Tamanho de Posição reflete o tamanho do lote bem como a variação do tamanho dentro de um mesmo dia.

Está lembrado daqueles 5 tipos de trades que o Hanna falou na aula dele? Pois bem, alguns deles têm técnicas de gerenciamento de risco distintas.

Sobre o Tamanho de posição, no scalping sugerimos que você comece com o menor lote possível e só mude de patamar quando atinge as metas de consistência.

Já nos Trades para Segurar, por exemplo, o tamanho de posição (nas primeiras operações) pode ser um pouco maior dependendo da sua habilidade com o mercado…

Diferentemente do scalping, que requer muita habilidade operacional (agilidade) e habilidade comportamental (mudança de opinião rápida), nos trades para segurar você tem mais tempo para pensar!

Outro fator que contribui para você partir de um lote maior por boleta (em Trade Location e Trades para Segurar) é que você muitas vezes consegue distinguir a intensidade dos sinais, usando como termômetro a intensidade da agressão. Quanto maior o volume de agressão (claro que não é só isso), mais chance você tem daquele trade ser um bom trade e portanto, maior nossa propensão de colocar mais lotes.

Outro conceito que eu gostaria de dizer aqui é que o existem 2 tipos de Gerenciamento de Risco:

Pré trade: esse é o gerenciamento que você estima antes de entrar na operação, ou seja, você calcula um objetivo e um stop baseado nas premissas que define uma oportunidade.

E o gerenciamento durante o trade que é negligenciado por muitas pessoas…Você deveria levar em conta as novas informações relevantes para “rever” os parâmetros de zerada, zerada parcial, ou até mesmo stop!

Eu acredito que as pessoas confundem muito esse tipo de gerenciamento com falta de disciplina,  o que até pode ser verdade em alguns momentos.

Mas é crucial que você saiba quando você deve mudar sua zerada ou stop e quando você não deve porque isso também faz parte das decisões que um trader tem que tomar!

Por exemplo, imagine que você comprou porque rompeu uma zona de intensa negociação com agressão atípica a favor do rompimento… E imagine que tem expectativa em zerar a 5 ticks de distância porque existe uma barreira de lotes grande no book (o que teoricamente dificultaria uma continuidade de preços logo na primeira tentativa).

Digamos que você entrou na compra e que o trade andou rapidamente 2 ticks para cima…

Logo em seguida, entra uma inversão de fluxo, ou seja, uma agressão intensa de venda (contrária a sua posição)…

Na verdade você não esperava isso antes de entrar, ou seja, no pré trade.

Mas isso aconteceu!!

Percebe que esperar os 5 ticks de ganho seria APOSTAR?

Se você entrou visando uma operação de giro (scalping) para se aproveitar do momentum de alta, era para subir sem interrupção… Já que houve interrupção (ela tem que ser intensa) não aconteceu o que você imaginava e você deve sair.

Não importa o que acontece depois… naquele momento não é mais para estar comprado para giro (scalping) e você deve zerar.

Esse é apenas um dos exemplos…

E volto a dizer scalping, front running e ineficiência de microestrutura é uma coisa enquanto Trade Location e Trades para Segurar são outra! Cada um tem sua particularidade.

Você não poderia zerar um Trade para Segurar só porque o mercado perdeu momentum, ou seja, porque parou de tickar a seu favor! Já no Scalping e nos demais você deve fazer isso!

Essa habilidade em saber gerenciar o trade com ele andando é determinante para seu sucesso como trader!

Novamente, não confunda isso com indisciplina!

Indisciplina é zerar por impulso, sem motivo ou até por medo de deixar dinheiro na mesa ou medo de perder!

Espero ter contribuído e te vejo na aula de amanhã onde falarei como atingir Alta Performance como Trader!

LINK DAS AULAS ANTERIORES:

– Aula 1

– Aula 2

– Aula 3

– Aula 4

– Aula 5

– Aula 6

– Aula 7

– Aula 8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo