Não confiar na estratégia pode causar medo

Antes de me tornar trader de fundo de investimento (e antes de virar autônomo) eu trabalhei 7 anos em uma corretora e vi surgirem centenas de novos traders com mais variadas estratégias.

A maior parte deles era muito confiante e nós percebíamos isso pelo tamanho das apostas que eles faziam no mercado…

Semanas ou meses depois, suas contas quase sempre eram esvaziadas ou eles tinham parado por falta de confiança. A maioria parava antes de perder tudo porque poucas pessoas têm apetite para continuarem apostando, mesmo perdendo sistematicamente.

Isso é real, aconteceu de verdade.

Ontem, eu te ajudei perceber que o medo surge da somatória de expectativas que foram frustradas, está lembrado?

Hoje, vou te falar que grande parte do medo de operar surge da falta de confiança na capacidade da sua estratégia gerar dinheiro ou de recuperar perdas inerentes ao processo.

Aquela voz interior (“será que entro ou não”) e que te incomoda toda vez que surge um sinal para entrar, só existe porque, por algum motivo, você não confia na estratégia que está utilizando ou mesmo não confia que você será capaz de acertar as próximas operações (caso seja um trader mais discricionário).

Para saber como devemos conduzir as lições 2 e 3 precisamos saber um pouco mais. Por favor, clique no tópico que mais se assemelha ao seu operacional atual:

1º Tenho um Trading System que opera de forma automática

2º Tentei diversos setups e/ou trading systems que pareciam ser bons no Backtest, mas na prática só perdi dinheiro (não são automáticos)

3º Não opero com indicadores técnicos. Atuo praticamente em suportes e resistências (as vezes fibo) e eventualmente em algumas formações gráficas como M, W, Pivots etc.

4º Tento aplicar análise de fluxo de ordens, mas estou com dificuldades em evoluir.

Tomara que você tenha se identificado com alguma dessas situações, pois clicando em cada link eu tenho esperança que você vai enxergar o que pode ter de errado com sua estratégia e que contribui para gerar medo ou falta de confiança.

Caso nós ainda não tenhamos feito a pergunta certa para você, por favor, tenha calma. Problemas mais específicos como hesitar na hora da entrada, não stopar, fazer médio, zerar rápido demais, ficar nervoso demais, etc serão tratados um pouco adiante, na fase de acompanhamento.

Se você opera de outra forma e que não foi descrita em um dos 4 tópicos acima, por favor, nos envie um email especificando melhor seu problema, que teremos o maior prazer em ajudar.

Só para alinhar, esse coaching foi idealizado para ajudar Day Traders e Scalpers que fazem operações direcionais em um ativo. Operações como travas, Long&Short e quaisquer combinações de ativos infelizmente não estão cobertos.

Grande abraço e nos vemos dentro do artigo

Hanna