Artigos

Tentei vários setups que eram ganhadores no Backtest mas na prática só perdi dinheiro.

Perceber que uma estratégia funciona no papel e depois só funciona por um tempo, tira o sono de qualquer um…

O que mata é a insegurança que dá de pular de galho em galho (de estratégia em estratégia) e chega um momento que a dúvida fica tão grande que é quase impossível prosseguir operando.

Eu mesmo passei por isso várias vezes e sei bem como é.

Nas primeiras vezes que enfrentamos isso não machuca tanto, até porque nem sempre respeitamos todos os sinais ou porque faltam pequenos ajustes na estratégia.

Agora, quando você tenta com uma estratégia e não dá certo, tenta com outra e não dá certo, tenta adicionar algum novo indicador para filtrar as falsas entradas e mesmo assim não dá certo…

…aí começa machucar o bolso e o emocional!

Basicamente são duas coisas que matam nosso emocional:

1º A tentativa de ter que adivinhar se a próxima indicação será falsa ou não.

2º Depois de uma sequência de perdas, tentar recalibrar os indicadores (ou os parâmetros) na tentativa descobrir que tipo de estratégia (ou calibragem) teria dado lucro ao invés de prejuízo no mesmo período.

Eu gosto de dizer essa frase… “quando você está no começo da vida de trader, você credita o insucesso na esperança e que o tempo vai fazer você evoluir, mas o futuro vira presente e a realidade bate na porta…”.

Nesse vídeo que gravei para o Curso Gratuito de Introdução ao Day Trade eu falo um pouco sobre Ciclo Vicioso e acredito que mesmo que já tenha assistido vale a pena rever nesse contexto.

Aula – 2 maiores problemas CIDT (do 27:30 até 36:18)

O problema surge quando você tenta usar variáveis sem causalidade com preço para entregar um resultado positivo no passado.

O computador vai te entregar uma equação, mas essa equação não vai funcionar para frente porque, justamente o que vai causar as oscilações futuras de preço não é o preço passado.

O que vai causar as oscilações futuras de preço, basicamente são grandes players (institucionais e eventualmente grandes Hedgers) atuando baseados em suas expectativas sobre o futuro dos preços.

Estes caras não estão olhando para as mesmas variáveis que nós e eu costumo dizer que o que eles olham para operar (processo decisório macro e micro fundamentado) está “fora da tela”.

Ou seja, a resposta para o que vai acontecer no futuro (segundos, minutos ou dias) não está nos preços passados e sim na esfera das projeções de premissas macro e micro e que impactam o mercado

Ainda não se convenceu disso?

Por favor, leia esse artigo que escrevi uns anos atrás sobre uma das coisas mais difíceis de acreditar, mas que faz parte da  natureza do mercado.

Agora, se você está aberto a mudanças tente olhar para uma variável que tem causalidade com preço. Se você quiser entender melhor o que significa causalidade é só clicar no link para ler o artigo Problemas com automação de estratégias.

O que mudou minha percepção de mercado e que mudou meu operacional foi olhar o Fluxo de Ordens do Mercado.


Eu me rendi a isso porque percebi que todos traders profissionais ao meu redor olhavam… (antes de virar trader de fundo de investimento eu trabalhei cerca de 7 anos numa corretora que só atendia traders autônomos)

Eu só não sabia como olhar e nem porque funcionava, mas sabia que tinha algo especial por conta do resultado expressivo que a maior parte desses traders fazia.

Assim como te disse no email, confesso que foi difícil de aceitar que o caminho que eu tinha trilhado estava errado… que os anos de estudo de indicadores, combinações e estratégias não tinham me levado ao meu objetivo.

Mas, para mim já não era uma questão de escolha, eu tinha que dar certo… então eu não hesitei em fazer algo diferente.

Grande Abraço e Atitude Vencedora!

André Antunes

E se você tem interesse em conhecer mais, recomendo que Matricule-se agora mesmo no Programa Gratuito Formação de Trader

Tags
Ver Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo