Apregoar no Mercado

É o ato de manter uma ordem limitada no mercado. Este termo era muito utilizado nos pregões viva voz onde o ato de manter uma ordem limitada requeria que o operador de pregão repetisse verbalmente a ordem.

Apregoar tem uma conotação de continuidade ou de repetição. Independente da conotação, ainda é um termo utilizado nos pregões eletrônicos para demonstrar que um determinado player está com uma ordem limitada no Book de Ofertas.

Só a título de curiosidade, nos pregões viva voz era frequente ouvirmos ordens de traders aos operadores de pregão, como: “apregoa uma vez e cala”, ou seja, o operador de pregão só dava um grito e se não fosse agredido naquele momento a ordem morria. Existia uma cartilha de boas práticas em que o operador tinha que apregoar mais de uma vez e manter a apregoação para que sua ordem fosse válida. Obviamente o critério para determinar o intervalo de tempo válido entre uma apregoação e outra era muito subjetivo. Era muito comum operadores de pregão “fugirem do lote” quando fossem agredidos, alegando não estarem mais apregoando.

Quando os mercados nacionais passaram a negociar integralmente no mercado eletrônico a mudança foi muito significativa, pois não existia mais subjetividade na apregoação. A ordem limitada está, ou não está no Book de Ofertas.

 

Quer conhecer outros Jargões utilizados pelos traders profissionais?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo e receba gratuitamente um exemplar do Ebook “Jargões do Trader“.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo