Google

Trader ou Analista … Acesse e entenda porque são diferentes. (2/2)

por

No artigo anterior o Antunes explicou as principais diferenças entre Trader ou Analista e também indicou alguns links onde você mesmo pôde verificar a veracidade de nossa opinião sobre o tema. Uma opinião pode divergir muito da verdade, sabemos disso e por isso sempre tentamos reduzir a subjetividade apresentando fatos.

Nesse artigo vou continuar explorando as diferenças entre traders e analista, porém de uma perspectiva mais prática para que você tenha certeza de que são atividades que exigem habilidades diferentes.

As diferenças podem ser divididas em 3 grandes tópicos:

 

Traders e Analistas têm objetivos diferentes:

“Mas André, como assim têm objetivos diferentes? O objetivo não é ganhar dinheiro?”

Sim o objetivo final é ganhar dinheiro, mas de formas diferentes.

Vamos tentar abordar de uma forma alternativa: Se você perguntasse para um analista profissional qual seria o sonho factível dele em relação ao mercado, que tipo de resposta você teria? Bom, eu particularmente acredito que ele diria “eu gostaria de acertar com frequência maior para onde o mercado vai”.

E se você perguntasse a mesma coisa um trader pessoa física (que já opera há um tempo)? Bom, eu acredito que este trader responderia: “eu queria ganhar mais $”.

Se você ainda não pescou a diferença pense de forma simples. Para o analista ser reconhecido (não importa se ele é vinculado a uma corretora ou tem um research próprio) ele tem que acertar. Para o trader ser reconhecido ou bem sucedido ele tem que ganhar R$.

Eu me recordo de várias situações em que eu estava errado na minha opinião e acertei a operação. Para ser trader pessoa física, na verdade você não precisa de uma opinião sobre a direção dos preços. Você pode simplesmente replicar um setup (NÃO É O QUE FAZEMOS) ou pode simplesmente se render e reagir ao fluxo dos mercados. No artigo Price Maker e Price Taker tem uma passagem superinteressante sobre esse assunto de não ter opinião.

Para um analista acertar o lado é mérito. O mérito do trader é fazer dinheiro e muitas vezes não é necessário acertar.

 

Traders e Analistas têm Crenças Divergentes sobre Mercado

Primeiro de tudo você precisa entender o que são crenças. Crenças são filtros pré arranjado através dos quais enxergamos a realidade. De forma resumida, crença é o software que nos faz perceber o mundo. Um mesmo evento no mundo pode ser percebido de forma diferente por duas pessoas, justamente porque suas crenças podem ser diferentes.

Bom, e quais as crenças básicas que um analista tem? No meu ponto de vista a crença mais evidente e que diferencia um bom analista de um bom trader é a convicção. Um bom analista se mune de argumentos e cria uma opinião. Essa opinião se traduz automaticamente numa expectativa. Já que nossas expectativas são formadas sobre nossas crenças.

É um processo natural. Isso ocorre com todos nós mesmo em situações fora do mercado. Você só projeta algo que acredita, porque já viu acontecer. Você só projeta suas crenças.

A crença de um trader pessoa física consistente, por sua vez, é justamente o oposto. Um trader pessoa física que realmente sabe o que o mercado é costuma não ter uma opinião e nem criar uma expectativa rígida sobre direção de preços porque sabe que existe um enorme componente de imprevisibilidade nos mercados.

(você falando alto) “Nossa André, como assim? Como um trader não tem opinião?”

Sei que é difícil de acreditar nisso logo de primeira, mas vamos aos poucos. Lembre-se de que estou falando de um trader pessoa física e price taker, ou seja, que não tem lote suficiente para influenciar de forma significativa a história.

Esse tipo de trader não tem acesso à informação que os price maker possuem. Os price makers sim, podem e costumam ter opinião sobre direção de preço baseados em variáveis que exercem causalidade real no preço. Nós price takers operamos baseados na informação que os price makers deixam e não em nossa expectativa sobre o futuro dos preços.

Se os traders pessoa física price takers (consistentes) operam sem criar muita expectativa sobre o futuro eu estou dizendo que analistas e traders pensam diferente. Pensar diferente é a chave.

O analista é obrigado a emitir uma recomendação e esta recomendação vai prevalecer por um tempo. Mesmo que seja um analista gráfico e que esteja emitindo uma recomendação para giro curto no day trade. Esta recomendação só vem porque o analista formou uma opinião.

Já um trader pode simplesmente não achar nada. Podemos nos render ao fluxo dos mercados e deixar o mercado mostrar naquele momento que existe uma oportunidade. A diferença é sutil, mas existe e influencia muito.

Faça o teste: Pergunte a um analista o que ele acha de algum ativo. Muito provavelmente você vai ouvir uma resposta com opinião. Agora pergunte a um trader pessoa física e price taker
(que seja consistente, claro) o que ele acha de um determinado ativo. Praticamente 90% das vezes as repostas será: NÃO SEI.

Se você me perguntar sobre o que eu acho que vai acontecer com o dólar (ativo que mais opero) eu até posso te dar minha opinião. Obvio que eu tenho uma opinião. A diferença é que eu não opero baseado na minha opinião, eu opero baseado no fluxo das ordens dos price makers. Se minha opinião for confirmada no fluxo, ótimo! Se minha opinião não for confirmada pelo fluxo naquele momento, eu simplesmente não faço nada e fico esperando o fluxo dos mercados me dizer o que eu devo fazer.

 

Traders e Analistas têm Perspectivas Diferentes

E por último os traders e analistas olham o mercado por uma perspectiva diferente. Eu e o Antunes costumávamos ministrar uma palestra gratuita chamada “O que eu gostaria de ter ouvido antes de começar a operar” e nessa palestra nós falávamos da diferença de perspectiva.

Você pode olhar o mercado através de duas perspectivas distintas: A individual e a coletiva.

Todos nós olhamos o mercado através de nossas crenças. Lembre-se de que o mercado é um só. A verdade está lá. Como você olha para o mercado (suas crenças) definem a sua relação com o mercado. Pessoas com crenças diferentes vão olhar para o mercado de forma diferente, vão agir de forma diferente e vão ter resultados diferentes.

Se você olhar para o mercado com crenças muito individualistas, talvez só você no mundo esteja percebendo a verdade (mercado) da mesma forma. Por outro lado, se você olhar o mundo com crenças coletivas, você deve perceber o mercado (verdade) de forma similar ao que outros traders também percebem.

Bom esse assunto é longo e exigiria um artigo só para dar vários exemplos de crenças individuais e coletivas. O que gostaria que você entendesse é que o analista tende a ter um modelo para acompanhar o mercado (seja ele fundamentalista, técnico ou etc). Esse modelo não deixa de ser sua crença. Quanto mais específico for esse modelo, mais próximo da perspectiva individual este analista estará. Pegue um exemplo que a meu ver é o extremo da perspectiva individual. Imagine um trader que opera por Fibonacci. Qual a chance de mais traders estarem olhando o mercado da mesma forma que este trader? Pense bem, qual a chance de o Fibonacci ter sido traçado nos mesmos pontos e qual a chance de os tempos gráficos serem os mesmos? A chance é muito baixa.

Agora o trader price taker pode olhar o mercado de forma coletiva, ou seja, da mesma forma que mais traders olham. Nós olhamos isso através do Book de Ofertas e Histórico de Negócios. Se você souber o que olhar, você estará percebendo o mercado da mesma forma que eu, que o Antunes, e que qualquer outro trader que saiba interpretar o que está acontecendo. Basta ter as mesmas crenças.

Para finalizar este artigo volto a dizer que não é uma questão de trader ser melhor ou pior que analista. A questão é que são atividades diferentes, com objetivos diferentes e que requerem habilidades diferentes.

Quer saber o que olhamos? Inscreva-se no botão abaixo:

curso-gratuito

 

A Scalper Trader acredita que é possível ter lucros consistentes no Day Trade. Assim, nós acreditamos que ao difundir conhecimento e habilidades específicas, estamos colaborando com o desenvolvimento dos traders.

22 Comments to Trader ou Analista … Acesse e entenda porque são diferentes. (2/2)

Deixe seu comentário aqui

  1. pereira

    Muito bom !!
    poderiam fazer um post sobre a diferença entre ANALISTAS de corretoras e de empresas especializadas em analise. ?
    quais são os interesses envolvidos!! e qual dessas, corretora ou empresa de analista esta apta a passar a melhor qualidade de informações validas ou mais assertivas nos trades. se puder responder aqui tbm fico grato!

    obg!!! e vcs são fera

  2. Caro Luna,

    Obrigado pelo retorno.

    Todo conhecimento de mercado é importante…

    Permanecemos à disposição caso você tenha qualquer outra dúvida!

    Att

  3. Parabéns pelo site e todo o seu conteúdo ! Gostaria de colocar uma questão que considero interessante. Considerando que grande parte dos traders pessoa física são orientados pela AT, mesmo tendo uma pequena participação no “bolo” do mercado, as ordens limitadas e stops baseadas em suporte, resistências e demais indicadores, proporcionam informações no book de ofertas que são exploradas pelos profissionais e HFTs, portanto, um scalper precisa conhecer os fundamentos da AT para melhor interpretar as ofertas e os fluxos que elas demandam. Sei que isso já deve ter sido abordado aqui, mas achei oportuno destacar o conceito.

  4. Scalper Trader

    Olá Jonatas tudo bem? Obrigado por comentar. Bom antes de recomendarmos algo você precisaria ter uma ideia melhor de que tipo de relação você mais se interessa com o mercado. As possibilidades são diversas, ou seja, você pode escolher ser trader e dentro dessa classe você tem que saber que existem diferentes tipos de traders (mais informações no artigo “o que é trader”), você pode escolher ser analista de equities, você pode escolher ser economista, pode atuar como analista de fusões e aquisições (um dos salários mais altos do mercado) e diversas outras funções. Cada função requer um aprofundamento particular. Procure por essas atitivades na net e veja qual mais faz seu “coração cantar”… Grade abraço e Atitude vencedora! André Hanna

  5. Jonatas Antonio

    Ola, não atuo no mercado. Portante, a faculdade esta me despertando um grande interesse pelo mercado de capitais. Gostaria se possível, alguma ideia de como posso me aprofundar no assunto. Ideias como, cursos, livros e instrumentos que me possibilite a acompanhar o aprendizado.

    Desde já obrigado.
    Ótimo artigo, e parabéns pelo conteúdo disponibilizado no site.

  6. Me identifiquei com o tema de não ter opinião. Eu normalmente não tenho. Já achei que isso fosse um problema durante muito tempo…Hj acho que é assim pq tem que ser assim. Sempre é melhor estar certo ,eventualmente pelos motivos errados e por 100 pts no bolso, do que esperar pelo trade do ano confirmando as expectativas, muito embora ele tenha frequentemente comparecido ao calendário!!!

  7. Scalper Trader

    Gerson, obrigado pelo retorno. Tomara que te ajude ainda mais. Grande abraço e atitude vencedora!

  8. Parabéns pelos artigos. Estão contribuindo muito em meu aprendizado. Vlw.

  9. Scalper Trader master mega planetario

    Qual era o seu numero na BMF?

    SCALPER tem que ter muita grana, você tem idéia de quanto era necessário para tem um chacha de SCALPER?

  10. Scalper Trader

    Mauro tudo bem? Obrigado por mais um comentário. Grande abs André(s)

  11. Mauro Clemon

    Excelentes os artigos aqui postados. Estudar, somente lendo os books está sendo uma lição de casa importante antes de operar, pois sou iniciante. Os artigos são bem objetivos e tem muitas informações super preciosas para quem quer ter sucesso no mercado como trader. Parabéns aos Andrés!

  12. Scalper Trader

    Hiroaki, tudo bem? Que bom que esta sendo produtivo. Tomara que os próximos posts de ajudem ainda mais. Grande abs André(s)

  13. Scalper Trader

    Fábio tudo bem? Obrigado pelo feedback. Sobre a forma de ler o fluxo, não existe uma regra padrão. Você deve levar em conta tudo,ou seja, tamanho das ordens, agressividade, circunstância e algumas outras… Para explicar com detalhes seria necessário algumas boas horas. Se tiver interesse em algum treinamento por favor cadastre-se na newsletter pois há muita informação relevante por lá. Abs André(s)

  14. Scalper Trader

    Obrigado pelo feedback Leonardo e espero que esses ensinamentos possam contribuir para sua evolução. Grande abraço, André(s)

  15. Scalper Trader

    Leandro, obrigado pelo seu comentário. Acreditamos ser importante espalhar essa informação, que é pouca difundida, para que as pessoas não confundam as coisas. Esperamos que goste dos demais artigos. Abs

  16. Hiroaki

    Estou lendo todas as publicações de vcs. e estou gostando muito. Opero há uns 4 anos, fiz vários cursos de AT, mas essas dicas sobre visualização, book de ofertas, volume, etc. estão me orientando qual é o norte do mercado de renda variável…Hoje, por exemplo, pela primeira vez operei visualizando o que as corretoras estavam fazendo (força compradora x vendedora) e não é que fiz operações vencedoras ! Atingi o meu target até a hora do almoço… Foi excelente. Parabéns para todos. Gostaria de aprofundar mais e mais. abraços aos André´s . Hiroaki

  17. Fabio Hosteim

    Parabéns pelo artigo e muito obrigado por compartilhar o conhecimento de vocês. Agradeço de coração.
    Surgiu uma grande curiosidade. O processo que vocês utilizam para tomar decisões, se baseia no acompanhamento de cada ordem executada ou em um conjunto de ordens (por exemplo a direção dos preços após 10 ordens). Pois a velocidade na qual as ordens são executadas, principalmente nos momentos de grande volatilidade, parece ser humanamente impossível ser acompanhado e interpretada uma a uma.

    Outra dúvida, é com relação aos cursos que vocês ministram, não encontrei nenhuma referência no site.

  18. Leonardo Dias

    Assuntos e forma de abordá-los excelentes, aqui estou lendo o que nunca li, pois ” todo mundo ” fala em gráficos, medias, indicadores, osciladores, ……… vcs estão apresentando uma visão diferente (pra mim) e muito interessante, vou continuar acompanhando. Parabéns !!!!

  19. Leandro

    Muito bom o artigo, eu não sabia que um analista não podia operar, eu opero 100% sozinho, mas mesmo assim achei essa informação importante!!!