Google - Scalper Trader

Por que seu setup do trade para de funcionar? Descubra agora (2/2)

por

No artigo anterior sobre por que seu setup para funcionar faltou dizer algumas coisas e eu decidi complementar.

O Antunes explicou a raiz do problema (na verdade ele citou apenas 3 razões dentre as 9 que compõem a dinâmica e que provam que cada momento no mercado é único).

Eu acredito que se dermos um exemplo vai facilitar sua compreensão. Faltou dizer que a frequência e volatilidade do mercado mudam em função das mudanças de dinâmica.

Volatilidade é um item mais conhecido pelas pessoas e como o próprio nome induz, tem haver com amplitude das oscilações. O que gera alterações em amplitude são alterações na dinâmica (lembrando que fundamento/contexto faz parte da dinâmica).

Frequência é um termo pouco conhecido e que não cabe explorar em detalhes nesse artigo.

De toda forma, o que gostaria de explorar é que se você possuiu um setup com regras rígidas de entrada e saída baseados em objetivos e stops discretos, você vai incorrer no mesmo erro. Mesmo que seu setup seja baseado em variáveis com causalidade real com fluxo de ordens ou preço, você estará tentando capturar algo fixo no mercado.

Por exemplo, digamos que opere índice baseado em qualquer setup e que tenha 200 pontos de objetivo e 100 de stop. Tem fases em que isso vai cair igual uma luva e seus resultados vão fluir. Mas, tem fases em que essas regras não vão funcionar porque a dinâmica dessa nova época será diferente.

Lembro da fase de Julho a Setembro/outubro de 2012 quando o dólar perdeu toda sua volatilidade, por conta das intervenções do BC. Naquela época, as todas nossas operações(minhas , do Antunes que sentava ao meu lado e dos demais traders autônomos com que convivemos) eram de 0,5 ponto, ou seja, o tick mínimo de oscilação. A frequência e volatilidade não permitiam operações com mais de 0,5 ponto dentro do mesmo perfil de risco, claro.

Meses depois, o BC abriu a banda e o dólar entrou em fase com maior volatilidade, fazendo com que operações apenas de 0,5 se tornassem pouco eficientes devido à ampliação do risco para se conseguir retorno.

Isso acontece sempre e sempre vai acontecer.

A solução para isso será sistematicamente se ajustar a que o mercado esta oferecendo e não ao que você gostaria de estar ganhando. Para isso você precisa entender as variáveis que compõem a dinâmica e se adequar.

Não é um processo fácil e rápido, pois requer que você entenda o que esta acontecendo no mercado, quem esta operando, como está operando etc… Isso leva tempo, assim como leva tempo acreditar (incorporar no seu sistema de crenças) que cada momento do mercado é único.

Mas acredite em mim, é a única forma de ser consistente de verdade.

Quando você abraça a singularidade do momento, você passa a enxergar coisas que nunca enxergou no mercado. Passa a ter uma relação nova e aberta a perceber outras oportunidades de ganhos, sejam elas de scalping ou mesmo oportunidades mais longas.

Quando você se prende à padronização você só enxerga o que aprendeu a enxergar. Só busca o que já conhece. Agora, se você abrir a mente para o novo, primeiro de tudo que estará alinhado com a realidade do mercado e segundo que começará a entender o que o mercado faz disponível em cada ocasião, podendo adaptar o seu setup para capturar tais movimentos.

Antes de concluir o artigo queria te dizer mais umas coisas que vivi.

Nunca tinha acontecido um flash crash e ele aconteceu. Eu nunca tinha visto um limite de alta e no mesmo dia um de baixa e aconteceu no dólar, na crise de 2008. Nunca tinha visto o diferencial de uma rolagem ficar negativo (preço do dólar curto, ou a vencer subtraído do dólar longo ou o que seria o vigente). Essa rolagem ficou negativa de forma inacreditável em meados de 2011 e nos fez amargar um baita prejuízo por não considerarmos essa possibilidade. Também nunca tinha visto uma empresa cair para metade de seu valor patrimonial e isso aconteceu…

O mercado está mudando constante e muito mais rápido que antes. Precisamos nos adaptar!

Só estamos vivos porque somos abertos para o novo e abertos para a história, porque ela ainda não esta escrita…

PS: Quer entender melhor a dinâmica do mercado e suas variáveis de causalidade com preço? Recomendo que faça nosso Treinamento Gratuito de Tape Reading. Basta cadastrar-se no botão abaixo:

curso-gratuito

A Scalper Trader acredita que é possível ter lucros consistentes no Day Trade. Assim, nós acreditamos que ao difundir conhecimento e habilidades específicas, estamos colaborando com o desenvolvimento dos traders.

2 Comments to Por que seu setup do trade para de funcionar? Descubra agora (2/2)

Deixe seu comentário aqui

  1. santiago

    Sabias palavras grande Mestre
    Desde a semana passada que o dólar tem mudado o jeito de andar , e book esta sempre cheio, com isso venho levando stops seguidos , pois estava acostumado a pegar 1,5 , 2 pontos , mais o dólar mudou o jeito de andar , tentando buscar agora 0,5 a 1 ponto de cada vez.
    tenho observado que o dólar tem mudado bastante o jeito de andar, se possível a cada 2 ou 3 semanas , bem quando eu já estou acostumado com o movimento , ai entra o principio da singularidade
    de não se acostumar com a rotina , e esteja pronto para o inesperado

    abraço