Google Você sabe qual a principal função do Trader?

Você sabe qual a principal função do Trader?

por

Certa ocasião eu li um artigo num site sobre empreendedorismo e decidi adaptá-lo ao trading e escrever para você. (acredite ou não, mas trading tem muito haver com empreendedorismo).

Segundo o autor, a principal função do empreendedor era proteger sua confiança.

Não posso falar por você, mas minha primeira reação ao ler essa afirmação foi: “Mas como assim? A principal função não é ter lucro…?” Talvez a sua reação também tenha sido exatamente essa.

Essa afirmação por mais contra intuitiva que possa parecer carrega muitas verdades…

De fato, um empreendedor é uma pessoa que tem várias vidas na mão, vários funcionários, vários clientes, etc. Quando alguém perde a confiança em si mesmo, toma decisões fracas e que afetam muita gente. Uma boa analogia sobre esse assunto é: você deixaria um médico com a confiança abalada operar o seu filho? Provavelmente não, né?

Já reparou quais variáveis você usa para julgar um médico, mesmo que você nunca tenha ouvido nada sobre ele? Você muito provavelmente repara na qualidade de seu consultório e na firmeza, abertura e atenção que o médico te dá… Ele pode ter tudo isso, mas se você não sentir firmeza nas palavras dele, você não vai confiar…Um médico responsável cuida de sua confiança.

Da mesma forma como ocorre com um médico ou com um empreendedor, a principal função de um trader é manter sua confiança inabalável.

Como em qualquer atividade na vida, vão existir vários momentos em que sua confiança poderá ficar abalada (dentro e fora dos mercados).

Sem confiança você não vai conseguir operar porque os mercados testam nossa confiança a todo instante... Se você depender do mercado te deixar confiante você estará frito… Muita gente confunde sucesso no mercados com sucesso, simplesmente,  do método operacional. Porém, te afirmo que se uma pessoa tiver um excelente método e estiver com a  confiança (autoimagem) abalada, a chance de não obter sucesso nos mercados é altíssima…

Você deve estar confiante para ter chance nos mercados! Mesmo tendo um bom método!

“André, mas como ficar confiante em meio a tanta incerteza, já que os mercados carregam um grande componente de imprevisibilidade e de novidade?”

Aí é que esta a jogada… Você deve trabalhar sua autoimagem, ou seja, você deve ser uma pessoa auto motivada e auto confiante… Tá lembrado do manual de visualização? Pois bem, recorra a ele caso precise relembrar o que é autoimagem e como transformá-la.

“Ok André, além disso, tem mais alguma forma de proteger a confiança?”

Tem sim…

Assim como escrevemos no artigo “o que tira os traders do jogo”, cada fase tem sua particularidade. Especialmente se você for um trader que esteja no começo (ou seja, nas fases de aprendizado e formação) você deve tomar cuidado com os seguintes fatores:

- Não comparar sua evolução com a evolução dos demais traders.

- Não medir sua evolução pelo resultado.

Vamos falar primeiro da comparação. Quando você se compara com um trader semelhante é natural que isso te prejudique. Quando uma pessoa está num mesmo estágio que você é natural você se comparar e se ela se destaca, você se cobra…

Perceba que é bem diferente de se espelhar em alguém. O ser humano tem tendência natural de se espelhar em quem já esta num nível acima, ou seja, em quem já tem habilidades desenvolvidas. Isso sim, costuma ser bem aceito. Se espelhar costuma até ajudar, já que te inspira, e motiva a evoluir…

Agora, a comparação com alguém do mesmo nível é extremamente maléfica. Se comparar não te inspira, não te motiva, não te faz evoluir. A comparação só tem potencial de causar efeitos negativos como auto-provação, inveja dentre outros que são extremamente maléficos no operacional.

A grande sacada aqui é comparar somente a sua evolução no tempo. Se for comparar, compare “Você de hoje com Você de ontem”, “Você de hoje com Você de 30 dias atrás”. Cada um tem um tempo, cada um é de um jeito e a chance é que você sempre encontre algum trader melhor do que você, portanto, se preocupe apenas com você! Isso pode parecer inútil, porém, faça esse exercício. Não leia mais posts de traders de Facebook e veja o quão bem isso fará a você.

Claro que ter em quem se espelhar é saudável, mas procure traders que realmente tem o que agregar e não pessoas que estão aprendendo (muito provavelmente, assim como você). Traders que estão aprendendo costumam não saber fazer as perguntas certas e dificilmente  vão te dar as respostas certas…

E a segunda questão é: não meça sua evolução inicial pelo resultado.

Quando você se torna um trader discricionário (ou seja, avalia subjetivamente antes de entrar e sair do mercado) aumenta a necessidade de desenvolver habilidades.

Sei que pode parecer difícil de acreditar, mas o resultado dos primeiros trades e dos primeiros meses, nem sempre antecipam o que esta por vir… Vários traders, patinam por meses antes de começarem a embalar!

Você deve se avaliar pela pertinência do plano e não pelo resultado do dia… No começo você vai cometer 4 tipos de erros, os quais tendem a se reduzir ao longo de sua evolução.

São eles:

1º Erros operacionais: Você terá que desenvolver agilidade em comprar/vender e especialmente stopar. Vários erros e perdas virão de erros de natureza operacional, os quais reduzem bem depois de um tempo.

2º Erros comportamentais: Você vai hesitar muito em entrar mesmo quando aprender a ler fluxo de ordens (ou quaisquer outras variáveis que considerar uma oportunidade). Você ainda vai hesitar muito em stopar… Você vai passar por dúvidas, medo, ansiedade, dentro outros…

3º Erros analíticos: É natural que você saia antes, é natural que você não identifique de forma adequada o risco retorno de cada tipo de mercado em cada momento em especial. É natural que você confunda boas oportunidades, com oportunidades que não valem a pena. É comum que você não consiga ler o fluxo (pela rapidez do começo ou mesmo por não saber olhar as variáveis certas). Essa assimetria do risco retorno te fará errar mais que o normal e perder mais que o normal…

4º Erros intrínsecos: Os erros intrínsecos são os únicos que você nunca elimina porque são inerentes ao processo de operar… Por mais que você faça tudo certo e que tenha bagagem, você esta sujeito ao incerto e sujeito ao clique de um terceiro trader, sobre o qual você não tem o menor controle…

Sem contar esse último tipo de erro, todos os demais vão ser muito presentes durante um bom tempo e o fato de você estar perdendo, não significa que não será um bom trader… Você deve identificar a natureza do erro e corrigi-lo… Se fizer isso de forma sistemática as chances são grandes de eliminar ao máximo e ficar apenas com os erros inerentes à atividade!

Assim, quanto mais você se avaliar pela pertinência de seu plano, mais sua confiança estará protegida. Aos poucos, você vai eliminando erros e os resultados começam surgir. Mesmo que com lotes pequenos (que é o que indicamos), você cria uma base ou histórico que te “prova” que você sabe o que fazer. Com esse histórico você vai reforçando a confiança e auto imagem ganhadora e consegue ir aos poucos aumentando o lote e explorar oportunidades que não estava explorando.

Esses são exemplos de como você deve pensar e de como consegue proteger sua confiança, especialmente durantes as fases iniciais.

Confiança é seu maior ativo no trading (não só no trading, mas na vida).

 

E se você tem interesse em conhecer mais sobre nosso perfil operacional, recomendo que participe do nosso treinamento gratuito:

curso-gratuito

A Scalper Trader acredita que é possível ter lucros consistentes no Day Trade. Assim, nós acreditamos que ao difundir conhecimento e habilidades específicas, estamos colaborando com o desenvolvimento dos traders.

11 Comments to Você sabe qual a principal função do Trader?

Deixe seu comentário aqui

  1. Nossa um artigo melhor do que esse só se o André Antunes mais o Hanna fizerem pois eles estão de parabéns

  2. Rodrigo

    Acredito que seria interessante um artigo sobre como avaliar o risco retorno de dado ativo. Tenho bastante dificuldade nessa área, me ajudaria bastante.
    Parabéns pelo trabalho,
    Abraços

  3. Diego Back

    Excelente!!! Há algum tempo venho escrevendo artigos para mim, desenvolvendo idéias sobre a vida e sobre o mercado, todos esses artigos refletem isso. Uma coisa está ligada a outra. O mercado te ensina muito sobre a vida, e o contrário também é válido.
    Dessa forma vamos corrigindo erros e crescendo, na vida e no mercado.

    Abraço.

  4. Leandro Allmer de Andrade

    Ótimo artigo!

    Realmente deixar de ficar lendo postagens de outros Traders no facebook esvazia a mente de tanta opinião divirgente, dessa forma podemos focar e concentrar toda nossa energia naquilo que realmente devemos acreditar…

  5. Joao Barbirato

    Excelente artigo, sou do ramo de trading, mas com foco em futebol, mas as idéias do texto acima podem certamente valer para qualquer outro contexto do mercado de trading. Uma frase que uso bastante, e que aprendi com um trader profissional é: Preocupe-se com a consistência dos resultados, mesmo que os valores sejam mínimos. Pense percentualmente, assim quando estiver melhor no processo, valores maiores trarão resultados imensos.
    Obrigado e parabéns. Num futuro o day trade estará em meus negócios também.