Google - Scalper Trader

Preparação e Revisão dos Trades – Ganhe horas de tela

por

Nos 2 vídeos abaixo você verá como eu me preparo para operar e como reviso meus trades.

Ao contrário do que alguns pensam, essas atividades são normais até para um trader já consistente!

Agora tem uma coisa muito importante e que acabei, propositalmente, não colocando no vídeo.O excesso de preparação e o desenvolvimento de viés…

Preparar-se é essencial, você precisa estar por dentro de tudo que possa gerar fluxo de ordens para o mercado, porque afinal, é isso que faz o mercado andar.

Só para te lembrar, os preços só deslocam quando alguém ou um conjunto de traders decide aceitar pagar/vender o preço que vendedores/compradores estão pedindo através de ordens passivas no Book de Ofertas.

Só depois que essas ordens são integralmente preenchidas que o preço abre espaço para negociar um tick acima/abaixo.

Lembre-se também que dependendo do ativo, não é qualquer trader que tem cacife para consumir toda a liquidez de um nível de preço. Damos o nome de price taker e price maker para diferenciar o grau de influência nos preços.

Um “price taker” influencia pouco nos preços, ou seja, geralmente são pessoas físicas e que operam com lotes únicos, em geral, entram com todo seu lote em uma única boleta.

Já os “price makers” costumam ter lotes suficientes para agredir ou consumir toda a liquidez de um nível de preço, mesmo em mercados com a fila densa (mercados de fluxo).

Geralmente os price makers são taxados de institucionais, mas podemos abrir esse grupo em: tesourarias de bancos, fundos de investimentos, estrangeiros, tesouro/BC (só em alguns mercados) e empresas não financeiras que fazem hedge.

Excluindo o último tipo de player, os demais costumam possuir um processo decisório macro fundamentado, ou seja, tomam decisões considerando projeções sobre a precificação futura daquele ativo. Caso queira rever esse assunto, por favor, assista à aula de Ligação dos Ativos com os Fundamentos.

E sabe por que estou explicando isso?

Porque eu aceito que os players que fazem o mercado andar (price makers) não olham para as mesmas variáveis que eu. Eles têm capacidade de estimar premissas futuras e isso gera uma assimetria de informação no mercado.

É justamente por isso que nós consideramos tanto a variável agressão do mercado ou fluxo de ordens.

Porque olhando a agressão, nós somos capazes de identificar a presença do price maker.

E é por isso também que não adianta eu olhar para as notícias daquele dia e querer a resposta se vai subir ou cair.

Traders de varejo costumam acreditar que a preparação matinal vai apontar se um ativo vai subir ou cair naquele dia. Claro que dá indícios, mas você tem que tomar muito cuidado com o que busca na preparação matinal.

Você deve ter as perguntas certas em mente para obter as respostas certas…

Eu procuro estar por dentro de todas as notícias e ou indicadores econômicos que vão sair. Eu procuro estar por dentro do contexto do ativo. Mas faço isso para estar preparado para ver como os demais players (price makers) vão reagir.

Percebe como é diferente?

A minha opinião (ou viés como costumamos falar) não é gerada pela notícia em si. Eu leio a notícia, tento extrair se é de alta ou de baixa, mas eu espero ver a reação do mercado.

E de novo, eu não olho somente se os preços estão subindo ou caindo, eu olho se tem presença de players atípicos agredindo lotes grandes na compra ou na venda.

Você já deve ter percebido isso… em várias situações em que saiu um indicador econômico com viés positivo (ou uma notícia), os preços reagiram na direção oposta. E arrisco dizer que quanto mais o mercado ia contra, mais você achava que o mercado estava errado, não é mesmo?

Isso gera uma frustração tremenda porque tudo que buscamos no mercado é uma indicação, sinal de alta ou baixa. Dependendo da notícia/indicador econômico surge uma espécie de convicção, uma espécie de senso comum e quando ela não acontece a frustração é alta.

Por isso que eu sempre olho a reação do mercado à noticia e não somente notícia em si.

Agora vou falar sobre a Revisão das Operações:

No meu ponto de vista, a principal vantagem de gravar operações é que você começa ver coisas que não viu enquanto estava operando. Tem vários outros benefícios, inclusive, se você não tem tempo de operar e quer ir ganhando tempo de tela.

Agora, se você está operando e especialmente se você olha Book de Ofertas e Histórico de Negócios, muito provavelmente você deixa passar várias informações. Mesmo depois de muito tempo de mercado é impossível perceber tudo porque o tempo entre as agressões está cada vez mais rápido, bem como a velocidade (e forma) com que os players enviam e cancelam ordens.

Se você grava suas operações, você pode voltar com calma (sem emoção) e notar atuações que tenham sido determinantes para o sucesso ou fracasso daquela operação…

Nós percebemos diversas atuações de HFTs gravando a tela. Nós percebemos diversos tipos de blefes gravando a tela, nós percebemos diversas armadilhas pelo fato de rever particularidades que não são fáceis de serem vistas no calor do momento e nós percebemos diversas oportunidades novas.

Aí que está a grande vantagem, porque você aprende muito revendo a gravação.

E por fim, eu não vejo outra forma de acelerar mais o processo de qualquer aprendizado a não ser através de visualização. Se você não sabe o que é isso, por favor, acesse nosso Manual de Visualização aplicado ao Trading.

Visualizar te deixa tão preparado para o trade que eu não consigo imaginar meu operacional sem isso. Eu e o Hanna só conseguimos começar pegar os swaps cambiais em 2012 porque praticávamos visualização. Nós só conseguimos nos adaptar aos institucionais mudando a forma de enviar ordens para o mercado praticando visualização…

Pelo simples fato de a mente humana não distinguir entre uma experiência real de uma imaginária, se o processo for bem feito, você consegue gerar estímulo para seu cérebro que por sua vez arquiva as situações.

Quanto mais você vive uma determinada situação (boa ou ruim), mais enraizada ela vai ficando no seu cérebro. Se você sistematicamente visualizar situações você cria mecanismos para seu cérebro aceitar tais informações…

Vale muito a pena.

Grande Abraço e Atitude Vencedora!

André Antunes

 

PS: Quer participar do Coaching Completo? Basta se cadastrar no botão abaixo:

botao-cadastro-cgt

A Scalper Trader acredita que é possível ter lucros consistentes no Day Trade. Assim, nós acreditamos que ao difundir conhecimento e habilidades específicas, estamos colaborando com o desenvolvimento dos traders.

2 Comments to Preparação e Revisão dos Trades – Ganhe horas de tela

Deixe seu comentário aqui

  1. matheus cruz

    Andre,

    boa tarde!

    Tenho um emprego fixo, mas quero tb ser um trade como vcs são.
    Por diversas vezes perdi operando pelo gráfico. devido não ter tempo de analisar e tempo para ficar em operações.
    Pergunto, é possível eu na hora do almoço ter um desempenho melhor se aprender operar no modo tap reading.
    Não quero ganhar muito, que seja 100/150,00 dia pra mim já ajudaria muito meu orçamento.

    desde já grato,

    Matheus Cruz
    skaype: matheuscruzcafe