Google

Por que o Mercado nem sempre Respeita Níveis de Preço

por

Muitos traders olham alguns níveis de preço para definir os pontos de entrada, saída e stops. E cada um dá mais peso pra um tipo de nível de preço. Uns olham suporte/resistência baseado só no gráfico, outros gostam de basear os níveis de preço nas áreas de maior volume, outros olham preço de ajuste, máxima, mínima, PTAX .

A questão é que tem vezes que o mercado respeita esses níveis e tem muitas vezes que o mercado simplesmente ignora esses níveis e passa batido e se o trader não tiver um conhecimento adequado ele perde a confiança.

Muitos traders acabam confundindo as coisas e achando que os preços tem (obrigatoriamente) que trabalhar certinho respeitando esses níveis, ou seja, respeitando na 1º vez que bate… daí trabalha um pouco… rompe… e quando rompe vai certinho buscar o outro nível de preço e tal..

E então, a grande confusão de quem só opera por nível de preço é achar que todos traders no mercado também operam desse jeito e não é bem assim. Por exemplo, os maiores players do mercado (que a gente chama de Institucionais)  costumam tomar decisão olhando para fatores macroeconômicos, para projeções e pra variáveis que nem sempre tem relação direta com os preços.

Muitas vezes o motivo do mercado cair ou subir não foi o rompimento de um nível de preço e sim a vontade ou necessidade de alguém grande comprar. Mas quem não sabe disso, acaba achando que o mercado subiu ou caiu só porque rompeu um ponto e é isso que você precisa tomar cuidado. Com o que é causa e o que é consequência.

Na maior parte das vezes um rompimento é a consequência da vontade ou da necessidade de algum grande players comprar ou vender (então o motivo real da alta ou da baixa) não foi o rompimento em si e sim uma decisão de alguém que tava olhando pra outra variável.

Mas também tem momentos em que só subiu ou caiu porque rompeu ou segurou (por exemplo) num nível de preço importante. Aí nesse caso o rompimento é a causa.

Na prática, existem 3 situações claras em que não adianta olhar nível de preço:

1º quando sai um indicador econômico. Toda vez que sai um indicador econômico os participantes (espacialmente os grandes) vão reavaliar suas projeções. e quanto mais discrepante o indicador vier em relação ao que a média do mercado esperava, mais ajuste de posição vai TER. Ou seja, não adianta olhar para níveis de preços nessas horas porque o mercado ta precificando uma informação nova e nada vai impedir isso, ok?

Segunda situação em que não adianta olhar nível de preço. Quando sai uma noticia que não tava prevista e que tem impacto direto no mercado. Na prática tem o mesmo efeito de um indicador econômico, mas a diferença é que não tem hora para sair…

E a terceira situação é quando algum grande participante decide comprar ou vender um lote grande e sem ter nenhuma nova informação no mercado no momento. Esse cara provavelmente ta olhando alguma coisa que a gente não sabe e tá montando alguma posição. E a analise de fluxo de ordens ajuda muito nisso. Em saber quando tem cara comprando ou vendendo de forma atípica, de forma diferente do normal. Depois de um tempo olhando para tela, você percebe quando os negócios saem do padrão e nessas horas não adianta ter referência em nível de preço porque tá acontecendo um fato novo e esse fato novo que é a causa…e o preço pode ir até onde for (suporte e resistência nenhum vai impedir).

Então, a mensagem que eu queria te deixar nesse vídeo é que quando não tem nenhum fato novo, é muito provável o mercado respeite a maior parte dos níveis de preço já existentes, mas sempre que tiver um fato novo, ou seja, algum indicador ou algum fluxo atípico, o mercado não vai respeitar nada que já existia porque ele vai incorporar uma novidade, nova informação e a coisa só vai normalizar depois que o mercado achar um novo equilíbrio.

Então é isso ai.

Caso tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre as bases que fundamentam a leitura de fluxo, sugerimos que se cadastre em nosso treinamento gratuito sobre Tape Reading 

curso-gratuito

Grande Abraço e Atitude Vencedora.
André Antunes

A Scalper Trader acredita que é possível ter lucros consistentes no Day Trade. Assim, nós acreditamos que ao difundir conhecimento e habilidades específicas, estamos colaborando com o desenvolvimento dos traders.

Deixe seu comentário aqui