Google

Importância de fazer as perguntas certas sobre Tape Reading

por

Bom e decidi escrever esse artigo para complementar o artigo anterior sobre a base do Tape Reading. Se ainda não acessou, por favor, acesse agora e leia antes desse. As coisas vão se encaixar melhor.

Em tudo na vida passamos por uma fase de aprendizado. Eu não consigo dar nenhum exemplo de alguma atividade (voluntária) e que não tenhamos que APRENDER algo. De forma resumida, podemos aprender apanhando (tentativa e erro puro!) ou podemos otimizar o aprendizado adquirindo conhecimento certo e nas fontes certas.

É justamente por essa razão que deu o título Importância das perguntas certas sobre tape Reading.

Este artigo poderia ser muito abrangente, poderia envolver as perguntas certas para começar a operar, as perguntas certas para adquirir consistência , etc… Mas nesse artigo vou falar especificamente sobre as perguntas certas para você fazer a você mesmo enquanto estiver lendo o mercado através do fluxo das ordens.

Se fizer as perguntas certas vai aprender muito mais rápido; se fizer as perguntas certas vai economizar dinheiro (já que no mercado já que um erro geralmente custa $) e por fim, se fizer as perguntas certas vai ter as respostas certas do mercado.

Está lembrado do último artigo sobre a base do Tape Reading?

Qual pergunta você tem na sua cabeça quando olha o processo de entrada e saída das ordens? Sei que pode ser difícil, ainda mais se tiver pouca bagagem, mas tente pensar. Será que se perguntaria: Vai subir? / será que vão agredir a compra/venda?,quem comprou?, etc.

Tente!

Bom, quer saber o segredo? Quer saber qual a pergunta matadora quando se trata de ler o fluxo das ordens?

A pergunta matadora e que eu gostaria que você estivesse fazendo a si próprio era: “mas porque alguém decide enviar uma ordem a mercado e aceitar pagar um preço mais alto (ou vender num preço mais baixo)?”

Bingo!!!

Recapitulando brevemente: Lembra que o mercado só abre espaço para mudar de preço quando alguém ou conjunto de pessoas envia ordens a mercado e consome toda a liquidez da fila da compra ou da fila da venda?

Isso ai. Por que alguém decidiu dar o fechado AGORA e não esperar ser executado no Book de ofertas com uma ordem limita?

Bingo, e bingo!!!!

Abaixo vou listar algumas razões pelas quais alguém cederia e aceitaria pagar (ou vender) ao preço que o vendedor (comprador) esta pedindo (demandando):

- Sabe que alguma coisa que ninguém sabe (é um insider)

- Não quer esperar para comprar/vender, quer comprar/vender AGORA

- Tem obrigação de comprar/vender (por ter que stopar, ou por estar tentando colocar ordens limitadas e não estar conseguindo ser agredido, etc.)

- Tem muito lote para comprar ou vender e por isso tem que aceitar o preço senão não conseguir fazer nada.

São razões suficientes para os preços oscilarem?

Na verdade são as únicas razões pelas quais os preços do mercado se movem.

Repare que novamente não toquei no assunto de porque esses traders compram ou vendem. Não falei qual filosofia (estilo ou conceito operacional) que norteiam suas tomadas de decisão. Simplesmente, estou questionando por que decidem agredir a fila de compra ou venda (aceitar dar o fechado a um preço pior) e não colocam ordens limitadas e esperaram serem executados pelo mercado?

Quer minha opinião?

Se alguém não espera e executa uma ordem a mercado (aceitando pagar um tick mais caro, ou aceitando vender u tick mais barato) é porque sabe algo que eu não sei.

Eu simplesmente aceito e me rendo a isso!

Quando você aceitar esse tipo de leitura, vai percebe r que tudo fica mais fácil. Você não precisa saber o porquê, mas tem que entender que se alguém esta fazendo é porque é real naquele momento. Não importa o que vai acontecer amanhã, não importa onde você acha que os preços vão fechar no final do dia. O que importa é que estão consumindo TODA liquidez em um nível de preço é muito provável que irão consumir a liquidez do próximo nível de preço e sucessivamente até não consumirem mais a liquidez num determinado nível de preço ou o processo de inverter.

Quer conhecer mais perguntas certas?

Quando estou olhando o mercado lendo as ordens sempre me questiono. Quem esta mais agressivo? Os compradores estão agredindo as ofertas de venda ou os vendedores estão agredindo as ofertas de compra? Com que intensidade? Com quantos lotes?

Existem mais um monte de PERGUNTAS CERTAS.  Acho que para entrarmos nesse mérito existem mais conceitos de base que precisam ser introduzidos.

Bom, então é isso!

Como sempre vou pedir para que deixe seu comentário sobre o que achou do artigo. Também dê sugestões de próximos assuntos para que possamos fazer artigos mais assertivos quanto às suas principais dúvidas.

Grande Abraço e Atitude Vencedora!

André Hanna

 

PS: Se você tiver interesse em se aprofundar nesse assunto eu sugiro que participe do nosso treinamento gratuito de Tape Reading clicando no botão abaixo:

curso-gratuito

A Scalper Trader acredita que é possível ter lucros consistentes no Day Trade. Assim, nós acreditamos que ao difundir conhecimento e habilidades específicas, estamos colaborando com o desenvolvimento dos traders.

7 Comments to Importância de fazer as perguntas certas sobre Tape Reading

Deixe seu comentário aqui

  1. adailton schumaltz

    muito bom andres, mas ainda esta muito dificil para mim ler o fluxo de ordem , gostaria de uma aula presencial. mas desde ja agradeço a voces.

    • Fala Adailton, tudo bem? Obrigado pelo contato! Leva tempo, dedicação e muito esforço para aprender qualquer técnica nova sobre mercado! Sugiro que se mantenha focado em aprender e seguindo os nossos materiais! Grande abraço!

  2. Luis Carlos

    Desde já agradeço muito ao Scalper Trade pela iniciativa, isso é muito bacana e me abriu a mente definitivamente.

    • Fala Luis, tudo bem? Obrigado pelo comentário e por estar aqui conosco!! Ficamos felizes em poder ajudar na sua evolução! Espero que possa continuar conosco! Grande abraço!

  3. Victor Salomão

    Boa noite, finalmente estou conseguindo espandir e assima de tuda entender sobre mercado, estarei finalizando o curso de day trade e logo iniciarei o de tape reading, pois graças a Deus vocês estão me proporcionando um novo oriizonte de aprendizado.

    Grato por tudo.

    Victor Salomão

  4. GIVANILDO LUIZ DE ANDRADE

    Olá André,
    já estou fazendo o curso tape Reading 3.0.
    A teoria dá para entender bem. Confesso que apanharei bastante nos exercícios.
    Tudo é novo para mim. Tenho um projeto de vida que para manter preciso ser um bom trader.
    Obrigado pela força.
    Givanildo