Google O que é Tape Reading?

O que é Tape Reading?

por

 “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original” Albert Einstein

Talvez você tenha ouvido falar sobre Tape Reading, ou talvez lido alguma definição do google, mas ainda têm dúvidas do que efetivamente é esse assunto e especialmente de como tirar algum sinal objetivo de compra ou venda baseado nessa técnica!

Esse é um artigo diferente de tudo que você já viu, porque vamos abordar o assunto de uma forma não usual.

Vamos falar sobre:

- Porque Tape Reading parece mais Leitura do que Técnica Operacional;

- Exemplos de Ordens Enviadas (áudios do pregão) para estimular sua Percepção;

- Como ler essa informação nos dias de hoje (eletronicamente).

Continue lendo o texto para conseguir entender de uma vez por todas o que é Tape Reading.

De onde vem o termo Tape Reading

traders-tape-reading

 

“Reading the Tape refere-se ao nome do antigo método de exibição num papel dos negócios executados e também dos preços de compra e de venda. Essa impressão era feita por máquinas que exibiam as cotações numa fita, daí o nome traduzido leitura de fita”

Hoje essas informações de negócios executados, preços de compra e venda são mostrados eletronicamente através das telas chamadas “Times and Trades” e “Book de Ofertas”.

A Leitura de fita (conhecida como leitura do Fluxo das Ordens) envolve a avaliação do tamanho de ordens, avaliação da taxa de chegada das ordens, avaliação do preço das ordens, da condição das ordens, além de vários outros fatores.

O objetivo principal do Tape Reading é identificar o comportamento de negociação e especialmente o impacto no preço, dos demais players do mercado (insiders, institucionais, ou quaisquer players que tenham lote suficiente para movimentar o mercado).

É mais que simplesmente replicar um padrão ou setup. Eu diria que o próprio nome diz tudo: Eu diria que é Leitura e não Análise!

Tape Reading é Leitura de Mercado

Tape Reading não é análise porque não deveria existir interpretação dúbia (pelo menos sobre a leitura do que está acontecendo agora, no presente). É aquilo que você está vendo e só…

Desde que você aprenda ler corretamente o fluxo não há como enxergar uma coisa que outros traders também não estejam vendo. Obviamente você pode dizer que cada trader terá uma interpretação pessoal sobre a leitura e que isso poderá gerar resultados diferentes. EXATO! É isso mesmo. Porém, a leitura, desde que feita corretamente é a mesma.

Quer ver só um negócio interessante?

Clique no áudio abaixo e ouça como operadores de pregão “cantavam” o mercado.

 

(O Pactual paga 100 a 450 e na hora entra compra a 460, depois paga 100 a 500, vai até 600)

Agora olha um exemplo de como brokers atuais “cantam” o mercado eletrônico para seus clientes.

Porque eles falam dessa forma? Por que eles falam “bateu”, “tomou”, “pagão”, “é venda”, por que cantam que corretora comprou e qual vendeu? Por que eles não falam “grafês”? Ou seja, por que não narram o mercado através de candles, LTA’s, indicadores, formações etc.?

 Porque o que está no áudio é leitura fiel de mercado!

 A grande sacada é que sabendo ler corretamente essas variáveis, você conseguirá tirar conclusões analíticas também.

Tape Reading – Lendo a Intenção dos Grandes Players

Tape Reading permite que você sinta o mercado na forma mais pura e mais simples que é oferta e demanda. Na verdade é isso que faz os preços subirem ou caírem.

Já parou para pensar que qualquer movimento de preço depende de entrada/cancelamento de ordens de compra e de venda?

Não importa se saiu uma notícia, se um grande de institucional decidiu comprar por fundamento, ou se tem algum grande player stopando… Eles só têm 2 opções:

1º – Enviar uma ordem para o Book de Ofertas (e esperar execução, ou seja, esperar alguém na contraparte executar essa ordem).

- Enviar uma Ordem a Mercado a garantir a execução imediata.

Se você aprender a ler esse processo você conseguirá tirar conclusões sobre o comportamento de players, direção de preços, intensidade dos movimentos e etc.

Assim, você será capaz de identificar uma oportunidade real de tirar dinheiro do mercado. Não é uma oportunidade estatística é uma oportunidade real, pois você sente o flow das ordens, flui com elas e consequentemente estará sempre alinhado com o mercado.

O que buscamos na Leitura da Tela

A primeira coisa que buscamos na tela é identificar as ordens a mercado, ou seja, as ordens que são enviadas para garantir execução imediata (ou que chamamos de agressão).

Nós buscamos identificar se as agressões são de compra ou de venda, o quanto elas deslocam preço, o tamanho dessas agressões e sempre ponderando a qualidade dos compradores e vendedores, a frequência dessas ordens e a convicção dessas ordens.

Essas variáveis podem parecer abstratas, mas tenha certeza de que isso fará sentido em breve!

Sugiro mais um rápido exercício para que você comece a entender melhor a leitura de mercado:

Abaixo tem mais um áudio do pregão. Repare como as ordens ficam mais “agressivas” a partir de 8 minutos do áudio. Repare, que o mercado vem negociando poucos lotes em cada operação individual (mais ou menos 10, 30 lotes) e de repente entra a corretora Pactual pagando 100 lotes a 450.

Veja se consegue perceber frequência das ordens, distinção de tamanho, e convicção.

 

Perceptível não é? Quer mais um exemplo? Olhe o áudio abaixo e tente reparar a correria de ordens de compra. Dessa vez, não vou dizer que minuto acontece para estimular sua percepção. Se precisar volte o áudio.

Como aplicar Tape Reading Hoje

Realmente, era mais fácil ter percepção (sentir o mercado no presente) com o pregão viva voz. Só de ouvir a voz do operador e as vozes dos demais operadores do pregão, você intuitivamente identificava o lado mais forte naquele exato momento.

Com o mercado 100% eletrônico, nós temos que interpretar os números que estão na tela.

Pensando nessa dificuldade nós criamos um treinamento de 11 dias, totalmente gratuito para você colocar esses conceitos em prática e avaliar o quanto isso pode contribuir para seu operacional.

Basta clicar abaixo, cadastrar seu email e acessar a primeira aula imediatamente!

curso-gratuito

Grande abraço e Atitude Vencedora!

André Antunes

 

A Scalper Trader acredita que é possível ter lucros consistentes no Day Trade. Assim, nós acreditamos que ao difundir conhecimento e habilidades específicas, estamos colaborando com o desenvolvimento dos traders.

2 Comments to O que é Tape Reading?

Deixe seu comentário aqui

  1. PAULO CESAR DE OLIVEIRA

    Boa noite,

    Gostaria de saber quais valores dos cursos oferecidos e do plugin tape reading.

    Desde já agradeço!
    Paulo Oliveira