Google

Nivelamento – Order Flow Drills

Essa página é  pré-requisito para a utilização do Order Flow Drills – Ferramenta de operacional assistido.

Você precisa saber reconhecer agressões parciais de fila, agressões integrais, boletadas e agressões em que sobra saldo, antes de utilizar a ferramenta.

Recomendo fortemente que leia com atenção o texto e assista aos vídeos de exemplos.

 

Só pelo Times and Trades não é possível identificar quem é o agressor. Você precisa monitorar os lotes sendo consumidos no Book de Ofertas.

Se as ordens de compra que estavam no Book forem consumidas, o agressor é o vendedor e a corretora pela qual ele atuou fica registrada na coluna da direita no Times and Trades.

Se as ordens de venda que estavam no Book forem consumidas, o agressor é o comprador e a corretora pela qual ele atuou fica registrada na coluna da esquerda no Times and Trades.

Nessas nivelamento serão abordados todos os exemplos possíveis de agressão (de compra e de venda), ou seja, agressão parcial, integral, integral sobrando compra e boletada (consumo de mais de um nível de preço em uma única ordem).

 

Vídeo de Instruções para entendimento da tela:

Agressão Parcial de Compra:

Quando uma ordem de compra a mercado chega até a bolsa, ela necessariamente consome a primeira ordem de venda que foi colocada naquele nível de preço. Dependendo da quantidade da ordem de compra a mercado, as outras ordens que estavam na venda podem ser consumidas, mas sempre respeitando a ordem que elas compunham o Book de Ofertas (cronológica).

Uma agressão parcial de compra é uma ordem de compra a mercado, cuja quantidade não é suficiente para consumir totalmente as ofertas de venda do primeiro nível de preço.

 

Exemplo de Agressão Parcial de Compra:

Agressão Parcial de Venda:

Mesmo conceito apresentado acima, mudando apenas o lado da atuação.

 

Exemplo de Agressão Parcial de Venda:

Agressão Integral de compra:

Quando uma ordem de compra a mercado tem lotes suficientes para consumir totalmente a liquidez de todas as ofertas de venda do primeiro nível de preço ela é chamada agressão integral.

Nota: Quando alguém envia uma ordem para bolsa, somente a corretora e a bolsa têm acesso à uma conexão lógica chamada “execution report”. Quando essa ordem chega até a bolsa o match engine (sistema que gerencia as ordens) percebe que existe contraparte (ordens de venda nesse caso) e “casa” as ordens.

Instantes depois ele manda 2 mensagens.

1º Um execution report somente para os participantes que agrediu e para o(s) outro(s) que foi agredido(s) e;

2º Atualização de Market Data: Essa é a atualização de tela que todos os participantes vão receber, ou seja, o Book de Ofertas atualiza refletindo a saída das ordens de venda do primeiro nível de preço e ao mesmo tempo o Times and Trades mostra todos os negócios que foram gerados.

O Times and Trades reflete exatamente as ordens que compunham o Book de Ofertas, por isso que aparecem várias linhas mesmo que a agressão tenha sido integral (ou seja, que tenha sido uma ordem de compra única).

Atualmente existe o que chamamos de “ordem original” que é uma aba no Times and Trades que só mostra as agressões, ou seja, só mostra a ordem a mercado não se importando se a contraparte era única ou se era composta por várias ordens.

Sugerimos que aprenda ler o mercado sem esse artifício. Você deve manter um Times and Trades completo e posteriormente adicionará outro com ordem original para filtrar agressões mais expressivas.

 

Exemplo de Agressão Integral de Compra: 

Agressão Integral de venda:

Mesmo conceito apresentado acima, mudando apenas o lado da atuação.

 

Exemplo de Agressão Integral de Venda:

Agressão de compra com quantidade maior que as ofertas de venda do primeiro nível de preço:

Se por exemplo, existem 100 lotes no primeiro nível de preço de venda (3.251) e alguém envia uma ordem de compra de 190 lotes (a 3.251), a bolsa entende que existe contraparte para 100 e o saldo não atendido (90 lotes) fica como oferta de compra a 3.251.

Lembrando que a atualização da tela (market data) é de uma vez e não cadenciada. (ou seja, as linhas vão aparecer de uma única vez).

 

Exemplo de Agressão de Compra com Sobra de Saldo na Compra:

Agressão de venda com quantidade maior que as ofertas de compra do primeiro nível de preço: 

Mesmo conceito apresentado acima, mudando apenas o lado da atuação.

 

Exemplo de Agressão de Venda com Sobra de Saldo na Venda:

Agressão de compra para dentro da fila (boletada):

Se alguém enviar uma ordem de 500 contratos no dólar para comprar a mercado, será necessário consumir a liquidez de vários níveis de preço para atender os 500 lotes.

Como sempre, a cronologia de atualização dos Times and Trades vai respeitar a exata cronologia com que as ordens de venda foram colocadas no Book de Ofertas.

Aqui é importante ressaltar que quem envia uma ordem dessa pode escolher o preço máximo que quer pagar (digitando na boleta) ou usar de algumas ordens que a bolsa fornece ( busca limite ou busca mercado) que vão comprar os 500 contratos não importando o quando vai deslocar de preço.

 

Exemplo de Boletada de Compra:

Agressão de venda para dentro da fila (boletada):

Mesmo conceito apresentado acima, mudando apenas o lado da atuação.

 

Exemplo de Boletada de Venda: