Google Day Trade - O Quão Somos Irracionais!

Day Trade – O Quão Somos Irracionais!

por

É muito provável que você tenha desenvolvido crenças sobre mercado, sobre day trading etc…Será que elas são adequadas à realidade?

Independentemente de você ser um iniciante ou um trader com mais experiência, você certamente desenvolveu crenças baseadas em suas próprias experiências associadas ao mercado. Antes de começar vamos definir melhor o que são crenças: Crenças são filtros pré-arranjados e organizados para nossas percepções do mundo. São como comandos para o nosso cérebro interpretar a informação recebida. As crenças atuam de forma a moldarem nossa forma de interpretação de todos os eventos do mundo, sendo que quando alguém acredita efetivamente em algo, para esta pessoa, isto se torna verdade (independentemente de ser apenas uma versão).

Vou dar um exemplo:

Se você só perdeu dinheiro com day trade (independentemente do método que usou), você pode ter desenvolvido uma crença de que day trade não funciona. O grau da sua crença vai depender de quanta energia você depositou nas experiências negativas. Ainda no mesmo exemplo, se perdeu muito dinheiro, a sua crença na ineficiência do day trade pode ser muito energizada pelo fato efeito negativo da perda financeira. No limite, para você, essa crença não é mais a sua opinião (ou versão pessoal) sobre day trade, mas sim uma verdade absoluta e indiscutível a ponto de você discordar de qualquer afirmação contrária à sua crença…

Para começar a abrir a sua mente resolvi postar este vídeo onde Dan Ariely, pesquisador do MIT demonstra que nós (isso mesmo, tanto eu quanto você) não temos tanto controle sobre as nossas decisões o quanto, intuitivamente, pensamos que temos.

Nós achamos que estamos 100% no controle de nossas decisões, mas Dan mostra o quanto a nossa intuição nos engana. Você verá que em alguns casos nossa irracionalidade persiste mesmo, após sermos avisados sobre ela.

Não é um vídeo de Mercado financeiro, mas vale muito a pena, pois no finalzinho ele cita que nossa “irracionalidade” pode nos afetar, inclusive, em decisões financeiras.

A pergunta que quero deixar para vocês é:

Se a nossa intuição ou forma de pensar pode nos enganar e nos fazer cometer erros em atividades comuns (nas quais temos uma razão evolutiva para sermos experts), imagina quantos erros ela nos faz cometer quando estamos operando nos mercados? (que é uma atividade que teoricamente a maioria de vocês ainda esta se desenvolvendo).

Espero o seu comentário,

André Antunes

A Scalper Trader acredita que é possível ter lucros consistentes no Day Trade. Assim, nós acreditamos que ao difundir conhecimento e habilidades específicas, estamos colaborando com o desenvolvimento dos traders.

4 Comments to Day Trade – O Quão Somos Irracionais!

Deixe seu comentário aqui

  1. Acredito que o exemplo do vídeo em relação a diferença na decisão baseada em 2 e 3 fatores se aplica perfeitamente ao uso de 2 ou 3 indicadores na tomada de decisão do trade! A questão é: melhor termos crenças e tomarmos nossas próprias decisões aceitando as consequências (boas/ruins) ou deixar que robôs parametrizados tomem decisões por nós para não nos sentirmos culpados responsáveis pelo resultado (no caso de ruins)? Valeu, abraços!

    • Fala Thiago, tudo bem? Obrigado pela pergunta! É por esse motivo que usamos o Tape Reading para tomar decisões e não usamos indicadores técnicos! Tape Reading permite que você leia o mercado, os participantes, as ordens, o book e interaja com o mercado de maneira discricionária. Coisa que o “robô” não pode fazer! Grande abraço!

  2. Luis Eduardo Entringer

    otimo texto, no meu caso, perdi um dinheiro no day trade, mas vejo isso como incentivo para estudar mais o mercado, e nos videos de vcs estou encontrando um dos melhores materiais de estudo!