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Cuidado para não cometer esse erro nas operações

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Minha mulher é economista de um grande banco e o chefe dela quando percebe que alguém da equipe está com viés nas projeções, costuma repetir muito uma frase –  “não confunda seu objeto de desejo com o seu objeto de trabalho”. Ele pronuncia esta frase quando alguém tem uma opinião formada e usa os dados para comprová-la.

O que tem de errado e o que isso tem a ver com erro nas operações?

Veja como é sutil a diferença. Quando você tem uma opinião formada, tende a escolher dados que vão confirmar sua opinião. Você se afasta da realidade, porque o que importa é provar que está certo.

Mas quando você primeiro e tão somente olha os dados para então formular uma opinião sobre esses dados, você está longe de incorrer em um erro.

Nós no dia-a-dia no mercado costumamos formar algumas opiniões, por exemplo eu acho que o dólar vai subir, ou que PETR4 vai cair. Muitas vezes formulamos essa opinião com base simplesmente em um fator, já caiu demais ou já subiu demais, e ai começamos a procurar indicadores como IFR, MACD, Hilo, Medias, Fibo, suportes e muitos outros para comprovar que o que achamos estar correto. Quantas vezes isso aconteceu com você? Se você tiver uma opinião formada, sempre vai aparecer algum indicador que vai confirmar sua tese, sempre!

E a sacada aqui é que você não deve confundir seu desejo com sua análise. Você deve tomar uma decisão baseada nos dados.

Em quais dados devo basear a minha análise?

E aqui está o SEGUNDO GRANDE PONTO!!!

O que faz o preço cair ou subir? Será que é o IFR, será que é a média, será que é um rompimento? Ou será que é algum outro fator que a nossa tela operacional não mostra?

Da mesma forma que um economista tem que escolher os dados certos para projetar uma variável, nós temos que escolher dados certos para formar uma opinião no mercado. E o que são dados certos? São variáveis que possuem causalidade real!

Muitas vezes não sabemos a causa exata de uma movimentação no mercado, pode ser um grande fundo se desfazendo de suas posições e muitos outros motivadores, mas o fato é que esses players deixam rastro no mercado, o que torna nossa possível atuação baseada em causalidade real. Não são indicadores e nem preço passado, e sim um motivador acontecendo no momento.

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Atitude Vencedora,
André Hanna

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