Google

Compro vendo ou fico fora, neste EXATO momento? Conheça o dilema do trader…

por

Alguns traders confundem o que da para fazer, com o que eles querem fazer agora.

Preste bem atenção na sutil diferença… Pessoas confundem o que é possível fazer AGORA com que elas gostariam de fazer AGORA… Isso é mais comum do que você pode imaginar e não duvido que possa impactar você independentemente de você ser um Day Trader ou simplesmente um Investidor em busca de remuneração de capital.

Quer um exemplo real disso?

Quantas vezes você já viu alguém perguntar para um terceiro: o que esta bom para aplicar? Estou falando de investidores, mesmo. Quantas vezes você ouviu ou deve ter feito essa pergunta? Estou com um dinheiro, e queria saber onde aplicar AGORA!

Ou ainda, quantas vezes você ouviu alguém (neste caso um Day Trader ou Swing Trader) perguntar sobre um determinado ativo naquele chat de mercado? Perguntas como: “analise PETR4, por favor?”, “analise VALE5, por favor?” ou “vale compra no Índice?”.

Se você ainda não percebeu o que potencialmente tem de errado nisso, não se preocupe, o artigo é para explicar justamente isso… Repare que eu disse “potencialmente”. Essas perguntas, não necessariamente são ruins, desde que você entenda a diferença entre o que você quer do mercado e o que tem disponível…

O que estou querendo dizer é que nós (isso mesmo, todos nós) tendemos a “querer coisas”… Temos quase que total controle sobre nossos anseios em quase todas as atividades do cotidiano. Se queremos tomar uma água, vamos atrás de conseguir, se queremos um emprego melhor, reunimos tudo que precisa para conseguirmos e por ai vai…

Seu comportamento no mercado não seria diferente. Aliás, esse é justamente um dos maiores problemas emocionais que você pode enfrentar caso não aceite a realidade do mercado.

Se você achar que vai conseguir transferir os seus anseios pessoais para o mercado, você esta “frito”. O mercado, talvez seja um dos pouquíssimos lugares na terra onde não temos o menor controle do que vai acontecer, portanto, “querer algo” só vai ajudá-lo em uma coisa: EM FRUSTRAR-SE!

A frustração constante de quem opera nos mercados vem justamente da expectativa não preenchida em relação a algum anseio criado por você. Já parou para pensar nisso?

Bom, mas vamos voltar ao foco do artigo, que é não confundir o que você quer com o que o mercado mostra disponível.

Antes de ir para a solução eu quer te dar um exemplo que aconteceu comigo em novembro de 2013… Eu recebi um dinheiro em novembro/2013 de uma operação que arrastava há tempos e não queria deixar isso parado… Fiz a mesma pergunta para mim mesmo: “o que tem de bom para aplicar agora?”. Eu tenho um relativo conhecimento sobre aplicação, não só de aplicações pessoais, mas como fui trader de um fundo multimercado tenho um pouco de bagagem para “alocar” o capital respeitando as regras e os limites de risco (ou minhas regras/objetivos pessoais, como foi o caso).

Por alguns minutos eu me peguei nesse erro… Eu me peguei querendo (quase que desejando) uma oportunidade de APLICAÇÃO BOA NAQUELE EXATO MOMENTO que o dinheiro estava disponível para mim… O engraçado é que quase cai nessa armadilha de querer aplicar na “minha hora”, mesmo sabendo que ela existe… (te digo de novo que querer é um anseio natural do ser humano).

Bom, e quer saber o que fiz?

Como naquele momento não havia razão para aplicar (alocar) da forma que eu achava interessante eu decidi respeitar a mesma estratégia que seguia na gestão do fundo… Esperar por uma oportunidade real. Deixei o dinheiro no CBD a 99% do CDI até as variáveis que eu considerava estarem presentes. Eu queria alocar grande parte dos recursos em títulos pré-fixados, mas naquele dia, não tinha motivo para isso (ou na linguagem do mercado, não tinha prémio nas taxas…).

Enfim, esperei até ter prêmio, o que ocorreu menos de 30 dias após o fato. Os DIs subiram acompanhando a piora de cenário no final de 2013 e finalmente existia uma oportunidade. O mesmo ocorreu com as NTN-F 23 e NTN-Bs longas. Existia um relativo prêmio nas taxas e para mim foi uma oportunidade… (confesso que não é tão simples assim, mas alocação em renda fixa também não é a pauta desse artigo).

Repare que a oportunidade não aconteceu no mesmo dia que eu tinha o dinheiro disponível…

Assim como ocorre num investimento de prazo maior, isso pode acorrer com suas decisões de day trade.

Minha sugestão é que você sempre aguarde o sinal (independentemente do sinal que acompanhe). Quando você não aguarda você esta querendo que o mercado faça algo para você e ele não vai fazer. Isso só vai gerar angústia e frustração.

A solução é se fazer mentalmente disponível, não projetar, esperar, ou tentar prever. Aliás, tentar prever é um dos maiores erros que aspirantes a traders (traders na física, como price takers) incorrem. Para fazer-se disponível você tem que ter uma lógica completa de acompanhamento. Você precisa saber exatamente com o que esta lidando e mais, SABER EXATAMENTE O QUE TEM PARA SER TIRADO NO MERCADO!

Em nossa lógica incorporamos conceitos como a estratégia do Metajogo (jogo que não esta no jogo), microestrutura de mercado e análise de fluxo de ordens. Dessa forma, sabemos o que é o mercado e o que tem para ser tirado.

Nós operamos de forma discricionária, ou seja, nós escolhemos as variáveis que definem uma oportunidade e julgamos (com discrição individual) se vale a pena entrar ou não. É mais trabalho, principalmente no começo.

Claro que dá para ter viés (predisposição a achar alguma coisa), aliás, falamos muito de viés. Viés pode ser criado por qualquer motivo (seja notícia, cenário, tese de investimento, pela sua leitura de mercado, etc). Você pode e deve ter um pouco de viés, mas o que não é permitido é que o viés tome conta da sua leitura de mercado.

Eu costumo dizer que se tenho viés de compra (por qualquer motivo) só compro se meu viés for formado pelo fluxo de ordens. Se tenho viés, mas não vejo motivo no fluxo, não faço nada.

Desvincular-se do viés é uma arte. Não é algo do dia pra noite. Eu lembro quanto tempo demorou para que eu me desvinculasse… Foi um processo…

Para finalizar o artigo vou resumir a mensagem:

Tem vários momentos (aliás, a maior parte deles) em que agente tenta “tirar” informação da tela. Agente tenta por ansiedade ou despreparo adivinhar o que vai acontecer e isso causa sérios danos.

Mesmo no Scalping (prazo operacional com diversas oportunidades no dia) a oportunidade acontece na hora que tem que acontecer e não na hora que você quer que aconteça.

É mais saudável se colocar num estado de telespectador esperando o mercado te falar o que é para fazer. Simplesmente assista e reaja.

P.S. A analogia da imagem com a menina pulando corda para é para mostrar que você precisa entrar no timing do mercado, antes de entrar nele. Tem que ficar acompanhando até ele te dar a chance de entrar.

Espero que tenha gostado do conteúdo sobre o dilema do trader e se realmente acha que isso vai contribuir para você, por favor, deixe seu comentário abaixo.

Grande abraço e atitude vencedora!

André Hanna

 

* A analogia da imagem das crianças pulando corda é para mostrar que você precisa entrar no timing do mercado (da corda), antes de iniciar a operação (começar a pular). Tem que ficar acompanhando até ter a oportunidade de entrar.
** Desenvolvemos uma treinamento gratuito sobre Tape Reading que irá te ajudar a criar a base necessária para entender o Timing do mercado. Cadastre-se agora no botão abaixo:

curso-gratuito

 

A Scalper Trader acredita que é possível ter lucros consistentes no Day Trade. Assim, nós acreditamos que ao difundir conhecimento e habilidades específicas, estamos colaborando com o desenvolvimento dos traders.

46 Comments to Compro vendo ou fico fora, neste EXATO momento? Conheça o dilema do trader…

Deixe seu comentário aqui

  1. Edivaldo

    Eu lendo essa mensagem e refletindo, o que é possível eu fazer agora, com o que eu gostaria de fazer agora,
    veio a mente a mensagem que eu li que se em caixa certinho na minha vida hoje que é tempo, dinheiro e confiança.
    Parabéns e que Deus ilumine vocês a cada dia.

  2. Fala Danilo, tudo bem ?
    Obrigado pelo comentário.
    Continue conosco, teremos novidades toda semana.
    Permanecemos a disposição.
    Abs

  3. Danilo Martins

    Realmente um dilema, não só para o mercado, mais para a vida! Estou começando agora e vejo a complexidade de gerenciar todas essas premissas que deixa lacunas entre o que realmente esta acontecendo. E o que realmente o investidor (day trade ou não) deseja!
    André o texto esta ótimo! Parabéns!

  4. Bufett diz que o mercado esta aí pra lhe servir e não você servir a ele. olho para o book e digo Mr. market o que tens para oferecer ? é como um garçom com uma bandeja na mão.

  5. Muito bom, Andre (Hanna)! Escreveu pouco, mas escreveu bem. Entre as boas perguntas que precisam ser feitas, para mim essa eh uma das segundas: “O que eh que o Mercado tem para dar?”. Acho que entre as antecessoras cabe aquela: “Por que exatamente estou no Mercado?”.

  6. Scalper Trader

    Airton , tudo bem? Obrigado pelo comentário, fico feliz de ter gostado. Grande abraço e atitude vencedora! Hanna

  7. anderson

    É exatamente isso que acontece comigo, quando chego todo ansioso na corretora para tirar algum do mercado, na maioria das vezes passo sufoco, concordo plenamente com essa estratégia, tem que esperar a oportunidade cair no colo.

  8. Scalper Trader

    Cesar, obrigado por compartilhar uma experiência sua. Estou certo que estes comentários contribuem para que novos traders se espelhem e se inspirem. Grande abraço e atitude vencedora! Hanna

  9. Scalper Trader

    Santiago tudo bem? Obrigado por comentar. Tomara que te ajude a evoluir.Grande abraço e atitude vencedora! Hanna

  10. Scalper Trader

    Juliano tudo bem? Obrigado pelo comentário. Grande abraço e atitude vencedora! Hanna

  11. Cesar Ziner

    Olá André,

    Após ler este seu artigo compreendi que estava no caminho certo, não sei exatamente em qual artigo você já havia mencionado algo parecido, não tão claro como neste texto, mas você ou o Antunes deixou no texto uma mensagem da necessidade de se esperar o dinheiro entrar no mercado, então, há partir do texto eu passei a acompanhar o melhor momento de entrar, na maioria dos trades dá certo, olha o exemplo de hoje (28/04/2014) abaixo:

    Hoje o mercado ficou bem volátil, eu só opero ITUB4, depois de algumas entradas no prejuízo aguardei o melhor momento e fui virando o jogo até ficar no positivo, fiz hoje 35 ordens, e como você disse, hoje eu tenho a certeza de que nada sei, estou virando um agnóstico no mercado.

    Abcs, e valeu…

  12. Scalper Trader

    Eduardo tudo bem? Obrigado por deixar sua mensagem… Grande abraço e atitude vencedora! Hanna

  13. Eduardo

    André,
    Muito boa a tematica do Mercado x trader (realidade x expectativa). Muitas vezes o trader fica querendo enchergar algo que o Mercado não apresenta. A ansiedade toma conta dele, ele acha q tem q pegar o primeiro sinal, mesmo que seja um falso sinal. Muitas vezes por querer muito, acabamos vendo sinais q nao se apresentam na realidade daquele momento do Mercado, e ai o trader acaba cometendo erros. Ele quer tanto enchergar o sinal que muitas vezes acaba vendo é uma “miragem” e vai no impulso. Eu acredito que o Mercado apresenta oportunidades todos os dias, então se ficamos um dia de fora, nao ha problema, amanhã teremos novas oportunidades. Cautela e seriedade, sao virtudes sempre.
    Grande abraço,

  14. santiago

    Boa Mestre !
    você acaba de me descrever em mente e alma
    estou sofrendo muito com isso
    muito bom esta matéria , vou arquiva-la

    a oportunidade acontece na hora que tem que acontecer e não na hora que você quer que aconteça.
    muito bom

    obrigado

  15. santiago

    Boa Mestre !
    você acaba de me descrever em mente e alma
    estou sofrendo muito com isso
    muito bom esta matéria , vou arquiva-la

    obrigado

  16. Juliano Morais

    Mais um ótimo artigo. Os que querem realmente entender o mercado tem que saber o que acontece para saber a hora exata de operar.
    Abraços.

  17. Scalper Trader

    Acir tudo bem? Obrigado por comentar. Grande abraço e atitude vencedora! André Antunes

  18. Acir Marques Ribeiro

    Planejar, estar sempre atento às variáveis, como Metajogo, observação…. agilidade nas operações… são importantes fatores que devem sempre nortear as entradas e saídas…, sempre exercitando para disponibilizar as ferramentas e usa-las no momento adequado!!! Considero essencial esta observação (André Hanna e André Antunes)… para estarmos sempre antenados e não se deixar entrar por impulsão ou coisa parecida.
    Abraços
    Acir Marques.

  19. Scalper Trader

    Ramsés, tudo bem? Obrigado por participar. Uma das coisas que aprendi após anos é que não dá para entrar no mercado sem que sua estrutura familiar (pais, esposa e filhos) estejam cientes e convencidos da sua decisão de operar. Isso parece besteira, mas quando as coisas complicarem, e acredite muitas vezes complicam, a força e energia positiva que vem de casa é indispensável. Sem essa energia arrisco a dizer que fica impossível seguir em frente… Grande abraço e atitude vencedora! Hanna

  20. Scalper Trader

    Carlos, tudo bem? Obrigado por compartilhar uma experiência. Assim, como ocorreu com você já ocorreu diversas vezes comigo. O propósito desses materiais é abrir a mente de pessoas interessadas para as questões decisivas, porém, pouco exploradas por ai… Grande abraço e atitude vencedora! Hanna

  21. Scalper Trader

    Julio, obrigado por participar da conversa. Isso pode ajudar mais pessoas. Grande abraço e atitude vencedora! Antunes

  22. ola, pela experiencia que tenho no mercado posso dizer que tenho certeza que o que disse e a realidade. Nao temos controle de nada no mercado, tem que pegar carona com ele, rs
    Nao ha nada facil de aprender no mercado, e um processo longo, duro e estressante, sem falar que na maioria das
    vezes, deixa prejuizos monetarios, fisicos e psicologicos. As vezes da ate separacao, rsrsrs

  23. carlos ernesto bohn

    Tbem ja passei por esta mesma situacao e nao tento a experiencia necessaria aloguei os recursos na hora errada e o resultado so podia ser um perda e qto ao vies eu tenho um vies de venda tenho que me libertar disto.
    um abracao.

  24. Julio Afaz

    Parabéns pelo excelente tema!! Acho que a maior parte do trade é Emocional mesmo, depois vem o risco e o gráfico. Ja me peguei em muitas dessas situações que vc mencionou no texto. Poxa vida, as vezes que acertei o trade foi por ter ficado de fora observando o melhor momento.
    Abs
    Julio.

  25. Scalper Trader

    Sandro tudo bem? Obrigado por comentar… Eu diria que a luta é diária até que você realmente aceite as realidades do mercado.Quando você de fato, aceitar, vira um processo natural de não tentar prever… O grande problema é a fase de transição… Ora agimos como antes, ansiosos e tentando prever e ora respeitando as duras realidades de singularidade e imprevisibilidade… passando isso facilita muito. Grande abraço e atitude vencedora! André Hanna

  26. Scalper Trader

    Ricardo, muito obrigado por suas palavras e pelos argumentos. Concordo com tudo que disse… As pessoas focam tanto em setups e se esquecem por completo de que precisa haver uma transformação para se adequar ao mercado. Só que realmente faz entende o que estamos falando.E só quem realmente se transforma vai estar vivo para contar alguma história… Espero que esse e dos demais artigos que lançaremos te ajudem muito. Grande abraço e atitude vencedora! André Hanna

  27. Sandro Coltri

    Essa é uma luta diária: seguir o mercado e não tentar (em vão) fazer com que ele vá pra onde queremos. Disciplina! E atitude vencedora, como diriam os André´s.

  28. Ricardo

    Resumir o conteúdo do artigo em apenas uma palavra: FANTÁSTICO.

    Vocês tocaram em um ponto precioso e importantíssimo. Somente quem de fato está tentando alcançar a consistência no mercado a algum tempo, tendo enfrentado inúmeras dificuldades, e lendo este artigo com muita atenção, talvez tenha compreendido a diferença que faz a diferença.

    É uma percepção extremamente necessária, que caso não compreendida e portanto, não posta em prática, muito provavelmente possui a capacidade de destruir as chances de consistência no mercado, pois anula qualquer potencial capacidade de adaptação do trader. Muitos que já foram expulsos do mercado, assim como muitos que ainda estão tentando a consistência, continuarão a cometer as mesmas falhas, pela falta de oportunidade de compreender o que transmitiram neste artigo e em outros também.

    A dupla realmente está de parabéns.

    Sucesso.

  29. Scalper Trader

    André, obrigado pelo elogio. Grande abraço e atitude vencedora! André Hanna

  30. Scalper Trader

    Josué tudo bem? Obrigado por comentar e pelo elogio. Tomara que te ajude. Grande abraço e atitude vencedora! André Hanna

  31. Scalper Trader

    Grande Henrique tudo bem? Perfeita observação sobre “bom motivo” para entrar, é isso mesmo. E perfeito também lembrar que nem o bom motivo gera certeza… Certeza é algo que não existe nos mercados. Que bom que esta evoluindo… Grande abraço e atitude vencedora! André Hanna

  32. Scalper Trader

    Yoshiaki, tudo bem? Obrigado por compartilhar sua experiência em algumas situações. Isso contribui para que outras pessoas se inspirem. Grande abraço e atitude vencedora! André Hanna

  33. Scalper Trader

    Diego tudo bem? Obrigado pelo feedback sobre os materiais. Espero que os próximos materiais te ajudem ainda mais. A propósito, muito boa a analogia sobre usar “óculos”, é mais ou menos isso que acontece quando alguém aprender a ler o fluxo. Aprender e ver o que não via. Grande abraço e atitude vencedora! André Hanna

  34. André meus parabéns pelo assunto.
    Só tenho a agradecer, depois que comecei a fazer leitura de fluxo de ordens foi como se eu adicionasse um óculos,comsigo enxergar melhor o mercado.

  35. Yoshiaki Junior

    Nossa, quantas vezes eu já entrei no começo do mercado com a ansiedade de fazer meta do dia , olhar pra um viés de compra , entrar no mercado, e tomar stop. Isto frusta muito o “peão”. rsrsrs
    Primeiramente, antes de conseguir desvincular do “viés” , precisa treinar o psicologico, Respirar, oxigenar a cabeça, e antes de mais nada, saber que o MERCADO é soberano. O mercado atiça a voce errar . Se não souber ter tranquilidade e estar certo que todos ou quase todos os seus parametros estiverem certos, como voce mencionou sobre sua aplicação no mes de novembro, a chance de o mercado te machucar é enorme, Grande abraço a voces e nos vemos amanhã( 29/04)

  36. Henrique Panzoldo

    Perfeito Hanna, temos que sempre estar pensando se é hora de entrar no mercado, não adianta entrar no mercado porque você precisa entrar (pra investir, ir atras da meta, ou o que for) você precisa entrar no mercado por um motivo, ou uma oportunidade boa do mercado, e não um motivo seu de entrar, e esse motivo tem que ser um “bom” motivo, de outra forma o risco de perder é bem maior, e também não quer dizer que entrar com um “bom” motivo vá te fazer ganhar sempre, pois isso não existe no mercado! Mas o texto é muito bom e gera muitos tópicos para discussão!
    Resolvi escrever pois nos últimos períodos eu percebi demais isso que você publicou e me fez mudar a forma de atuar.
    Obrigado.
    Henrique

  37. Josué Lima.

    Cada dia melhor os comentários, fico sempre na expectativa do próximo email esperando ser surpreendido com dicas excepcionais.

    Abraço.

  38. Andre Bentes

    Li uma vez de um trader inglês que sempre fala/escreve “Standing aside is also a position!”
    Ficar de fora, olhando, é melhor do que entrar afobado e cometer erros!
    Esse material de vocês é quase uma lavagem cerebral pra se desprender do que é vastamente difundido no “ensino sobre bolsa” por aí, parabéns mais uma vez!!

  39. Scalper Trader

    Marcelo tudo bem? Obrigado por sua participação. De fato essa questão do viés não e fácil de superar, entretanto, acredito que ter ciência dos pontos que precisam ser melhorados é um dos primeiros grandes passos para evoluir. Espero que continue tirando proveito dos materiais. Grande abraço e atitude vencedora! Antunes

  40. Marcelo Dornelles

    É, sou obrigado a concordar! Nem sei qtas vezes forcei uma entrada que me levou ao prejuízo pq meu viés indicava com ‘segurança’ a direção do mercado que fora estudada no dia anterior ou no próprio dia da operação…