Google

Como não casar com uma operação no Day Trade

por

Se você tem dificuldades em se desfazer de uma posição, deixa eu te contar algo que aconteceu comigo…

Logo nos meus primeiros dias de operação, eu estava obtendo bons resultados e operando basicamente por inversão de fluxo. Eu entrava nos trades quando um sinal era mostrado e stopava quando deveria stopar.  Mas bem naquela semana, começou o agito da crise européia e o dólar que estava calmo começou a correr. Pular o preço do stop passou a ser recorrente e eu comecei a ficar passivo.

Sabe aquelas vezes em que nós vemos um sinal, por exemplo para comprar, e de repente o mercado vira rápido para baixo e você não entende o porquê?

Justamente pela velocidade, a gente não acredita que virou e fica em uma condição horrível de ter que escolher entre stopar à um preço bem pior ou ir para o risco de esperar se recuperar um pouco. Só que muitas vezes o mercado cada vez mais vai contra a nossa posição.

Eu estava operando dólar com 1 lote ao lado do Thiago Cipriano e me lembro que vendi porque inverteu o fluxo. Em poucos segundos entrou uma boletada de compra e eu travei, ao invés de aceitar stopar em preço muito pior, eu fiquei olhando e olhando e olhando… e aquilo subia mais até que o Thiago percebeu meu desespero e perguntou: “Está tudo bem?

Eu respondi que estava vendido a 50 e o mercado estava a 70. Sem pensar ele gritou: “Zera isso… Zera isso e  fica livre para continuar no mercado”. Quando a gente foi almoçar naquele dia, ele falou uma frase que mudou minha atitude…

Enrolado sim, mas passivo nunca…

Ou seja, ele aceitava estar errado, mas não aceitava assistir o mercado ir contra. E claro, cada setup tem seu stop específico, e nesse vídeo eu não vou mencionar onde é o ponto certo para stopar porque depende de vários fatores, mas o fato é que em algum momento você tem que cair fora e se não cair você está passivo, como um torcedor no mercado.

Neste momento eu tive uma nova evolução como trader, digo nova porque a primeira foi olhar o fluxo e a segunda foi entender que eu não tinha que avaliar somente minhas entradas por fluxo, eu tinha que avaliar toda a evolução. Ou seja, eu parei de buscar somente o sinal da entrada e passei a ver como o mercado reagia depois da entrada para me balizar tanto a favor quanto contra.

Assim comecei a eliminar a sensação de se ancorar em um nível de preço. Se o mercado saísse do meu preço de compra com agressão forte de venda, eu já estava errado na minha avaliação. Ficava difícil de casar com a compra porque eu sabia que tava errado. Era mais fácil de stopar do que por exemplo, quando eu só operava por nível de preço e não tinha nenhum termômetro de como o preço se desgarrava da faixa que eu havia entrado.

O fato é que travar ou casar com a posição pode acontecer com qualquer um independentemente da técnica, mas quando você lê o mercado por fluxo de ordens,  pode sim casar com a posição, mas ficará difícil manter o casamento porque agora você tem algo tangível para mostrar que sua opinião anterior não deu certo.

Para entender os conceitos do fluxo de ordens, te convido a participar do nosso Treinamento Gratuito de Introdução ao Tape Reading. É só se inscrever no link abaixo:

curso-gratuito

Grande abraço e Atitude Vencedora!
André Hanna

A Scalper Trader acredita que é possível ter lucros consistentes no Day Trade. Assim, nós acreditamos que ao difundir conhecimento e habilidades específicas, estamos colaborando com o desenvolvimento dos traders.

Deixe seu comentário aqui