Google

Com quantos pontos devo stopar?

por

Essa semana eu recebi uma pergunta e que relembrou muito minha fase de aprendizado operacional. A pergunta era basicamente “com quantos pontos devo stopar”?

E o engraçado é que eu fiz essa exata pergunta anos atrás quando estava começando a operar. Para quem não sabe, eu tinha ficado sem emprego e ao invés de procurar uma vaga eu decidi que iria virar trader autônomo.

Nessa época eu estava sem receita mensal e tinha de arcar com plano de corretagem para operar dentro de uma sala em uma corretora.  Eu queria e precisava aprender tudo o mais rápido possível. Recordo-me que em um almoço com traders de 15/20 anos de experiência,  eu fiz a mesma pergunta: “Com quantos pontos você stopa?

E o que mais me deixava transtornado era que ninguém respondia o que eu queria ouvir. Eu queria ouvir “Ah, eu stop com 2 pontos, ou 3 pontos”, e eu sempre ouvia um grande – “Depende”. E eu falava “depende do que?” , e a resposta era  “Depende… às vezes no zero a zero, às vezes com 1, às vezes com 2, 3, 5”.

Quando eu fui ganhando experiência e entendendo o jogo, percebi que não existia um stop fixo correto porque os motivos pelos quais eu estava entrando não eram os mesmos.

Algumas vezes você vai stopar com 0,5/1 se for um trade escorado, com 1,5/2,00  pontos na maior parte dos trades de inversão/absorção, alguns rompimentos e talvez com 4/5 pontos se for um trade mais estratégico. E outra coisa…

…depende muito da volatilidade e da frequência no intraday.  Em dias mais travados, seu stop deve ser menor e em dias mais voláteis seu stop naturalmente deverá ser um pouco maior.

Stop e o Fluxo de Ordens

Quando você opera por fluxo de ordens, tem uma vantagem nessa questão de entender que os stops são variáveis. Fica muito mais fácil de entender esse conceito de stopar quando as variáveis que originaram o trade não estiverem mais presentes.

Via de regra entramos porque enxergamos alguma oportunidade e esperamos reação dos outros players (fluxo), mas se esse fluxo não vier, não faz mais sentido estar no trade e você deve stopar. Isso pode acontecer com 0,5, 1, 2 ou 5… depende!

E é por esse motivo que preferimos stopar manualmente. A ideia de stop automático e que pedimos em 2013 para as plataformas era ter uma mecanismo para nos tirar se nós “travássemos”.

Dica: Muitas vezes a gente formula perguntas querendo uma resposta para resolver um problema, mas a reposta para nossa pergunta acaba trazendo outros problemas, e quanto mais cedo você perceber isso melhor para sua evolução!

Se você tiver interesse em conhecer mais sobre fluxo de ordens e sobre como dar os primeiros passos é só se cadastrar gratuitamente no Treinamento Gratuito de Introdução ao Tape Reading,  apesar de ser gratuito tem um passo-a-passo detalhado para você entender a lógica desse estilo e escolher se vale ou não se dedicar a ele. É só se inscrever no link abaixo:

curso-gratuito

Atitude Vencedora!
André Hanna

A Scalper Trader acredita que é possível ter lucros consistentes no Day Trade. Assim, nós acreditamos que ao difundir conhecimento e habilidades específicas, estamos colaborando com o desenvolvimento dos traders.

Deixe seu comentário aqui