Google

O que é Agressão?

Agressão ou Agredir é o ato de executar uma “ordem a mercado”, ou seja, é o ato de aceitar fechar um negócio em determinado nível de preço.

Basicamente existem 3 tipos de ordens:

- Ordem limitada

- Ordem a mercado

- Ordem stop

É verdade que existem diversas outras ordens como FOK, FAK, VAC, Iceberg e etc, mas todas em sua essência correspondem a um dos 3 tipos listados acima.

As ordens limitadas (também chamadas de pendentes) são as ordens visíveis no Book de Ofertas, as que aguardam execução.

As ordens a mercado são as ordens que consomem a liquidez, ou seja, que retiram as ordens limitadas no Book de Ofertas gerando os negócios. O ato de consumir a liquidez das ordens limitadas é denominado “agressão”.

Todos os negócios (exceto o tipo de negócio denominado “direto”) possuem um agressor. O agressor pode ser comprador ou vendedor dependendo de quem tomou iniciativa de gerar o negócio. Se um comprador tomou iniciativa de dar o fechado no vendedor, falamos que este player “tomou” do vendedor. Caso o vendedor tome a iniciativa e “dá o fechado” gerando o negócio, dizemos que o vendedor “bateu” determinados lotes no comprador.

“Tomar e bater” são nomenclaturas muito utilizadas por day traders profissionais, pois facilitam a identificação de quem está tomando a iniciativa de gerar o negócio, se é um comprador ou um vendedor. Identificar a agressão é uma das variáveis mais importantes de microestrutura de mercado e análise de fluxo de ordens, por que gera sensibilidade muito mais precisa sobre que tipo de player está no mercado.

Há basicamente 4 maneiras de identificar a agressão de forma automática, entretanto, nós sugerimos que a identificação seja visual (assim como nós fazemos). O primeiro passo para identificar a agressão é organizar uma tela de forma adequada. Você vai precisar de um Book de Ofertas agrupado (com todas as ordens agrupadas em um nível de preço), e um Histórico de Negócios (também conhecidos como Times & Trades).

Coloque a tela Histórico de Negócios acima da tela Book Agrupado e certifique-se de que os negócios novos atualizam na parte de baixo da tela Histórico de Negócios. Isso faz com que seu campo visual se limite a olhar as primeiras filas do Book e logo acima já estarão os negócios novos.

tela tape reading

Quando há consumo de liquidez das ordens limitadas na compra, ou seja, lotes que estavam pendentes na compra, o agressor foi um vendedor. Isso por que ele quem tomou a iniciativa (ou “deu o fechado”) de aceitar vender ao preço que o comprador estava disposto a pagar.

Por outro lado, quando há consumo de liquidez de ordens limitadas da venda, ou seja, de lotes que estavam pendentes na venda, o agressor é comprador. Neste caso, o comprador decide aceitar o preço de venda e “dá o fechado”.

 

Quer conhecer outros Jargões utilizados pelos traders profissionais?

Cadastre seu e-mail no botão abaixo e receba gratuitamente um exemplar do “Ebook – Jargões do Trader“.

botao-cadastro-jargoes